Atualização de rebanho deve ser feita até o fim de maio em SFI

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Os criadores rurais do Estado do Rio de Janeiro devem realizar, até o dia 31 de maio, a atualização obrigatória do cadastro de seus rebanhos – seja para fins produtivos ou de subsistência – junto ao núcleo de Defesa Agropecuária mais próximo. A medida é fundamental para garantir a continuidade do status sanitário do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Essa atualização faz parte das diretrizes do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) e é considerada essencial para manter a segurança sanitária do rebanho fluminense.

Segundo o médico-veterinário Reinaldo Moreira, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até o ano passado, o calendário incluía campanhas de vacinação nos meses de maio e novembro. No entanto, com a conquista do reconhecimento do Rio de Janeiro como território livre da doença sem necessidade de vacinação, a atualização cadastral passou a ser o principal instrumento de controle.

— Se o número de atualizações for insuficiente, o estado corre o risco de perder o atual status sanitário, tendo que retomar a vacinação obrigatória, além de enfrentar penalidades como multas e restrições na movimentação dos animais — alertou Reinaldo.

Ele ainda lembrou que os produtores que não realizarem a atualização poderão ser advertidos, conforme determina a Resolução nº 60, publicada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em 2 de junho de 2024.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana

Compartilhe essa notícia