Na manhã desta quarta-feira (7), um passageiro registrou com o celular um assalto em andamento dentro de um ônibus na Avenida Brasil, Zona Norte do Rio de Janeiro. O vídeo mostra cenas de pânico e apelos dos passageiros para que os criminosos se entregassem. O coletivo transportava pelo menos 25 pessoas.
“Se entrega aí, mané! A polícia tá com fuzil aqui na frente!”, grita um dos passageiros nas imagens.

Nas gravações, é possível ver que alguns ocupantes do ônibus se jogaram no chão, temendo um confronto armado. Apesar do clima tenso, não houve tiroteio, e dois suspeitos foram detidos. A polícia recuperou nove celulares roubados e apreendeu um revólver. Durante a ação, a Avenida Brasil chegou a ser temporariamente bloqueada.
O veículo, da Viação Evanil, era do tipo “frescão” — com todos os assentos ocupados —, e fazia a linha entre Cabuçu, em Nova Iguaçu, e o Centro da cidade.
Testemunhas relataram que os assaltantes abordaram o ônibus enquanto ele estava parado em um engarrafamento nas proximidades do Shopping Via Brasil, na altura de Parada de Lucas. Armados, eles ameaçaram o motorista e exigiram a abertura da porta.
Os suspeitos detidos foram identificados como Dilson Pimenta Ramos da Silva Costa, de 18 anos, e Marcelo Barbosa de Oliveira, de 19 anos.
Na 38ª DP (Brás de Pina), onde o caso foi registrado, a mãe de um dos envolvidos se emocionou ao vê-lo preso. Em meio às lágrimas, pediu desculpas às vítimas e questionou o filho sobre o motivo de cometer o crime justamente na semana do Dia das Mães.
Em nota, a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) lamentou mais esse episódio de violência no transporte público, destacando o trauma vivido por motoristas e passageiros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes