Macaé se destaca em Seminário Internacional em Brasília

diario
Por diario
6 minutos de leitura

Macaé reafirmou seu protagonismo nacional na área da participação cidadã e da gestão pública ao participar da 1ª edição do Seminário Internacional de Ouvidorias, encerrado em Brasília nesta quinta-feira (25). O município integrou um dos principais fóruns de debate sobre ouvidorias públicas, transparência e governança do país. O seminário reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios e as perspectivas das ouvidorias públicas, promovendo o intercâmbio de experiências voltadas ao fortalecimento da participação social e da gestão pública.

Com mais de 550 participantes presenciais e cerca de 350 acompanhando a programação pelo canal da Controladoria-Geral da União (CGU) no YouTube, a abertura contou com a presença do ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho; da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, além de outras autoridades e gestores públicos.

O reconhecimento ganha ainda mais relevância com a participação do ouvidor técnico de Macaé Alex Xavier como palestrante da programação oficial. As oficinas complementares serão realizadas nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, sem necessidade de inscrição prévia. Convidado pelo Governo Federal, por meio da Ouvidoria do Ministério da Igualdade Racial (Fábio Moassab Bruni) e Controladoria-Geral da União (Valdirene Paes de Medeiros) em razão da atuação de destaque da Ouvidoria Geral de Macaé, ele conduziu o painel “Tratamento das manifestações: organização interna, fluxos e resolutividade”, compartilhando a experiência do município na construção de processos eficientes de escuta qualificada, transparência e resolutividade das manifestações da população.

A participação evidencia Macaé como referência nacional em práticas inovadoras de ouvidoria pública e fortalece o papel estratégico do município na disseminação de boas práticas para outras administrações públicas.

Seminário – A proposta do encontro percorreu toda a chamada “jornada da manifestação”, abordando desde o acolhimento inicial ao cidadão até a utilização estratégica das informações produzidas pelas ouvidorias para subsidiar decisões e aperfeiçoar políticas públicas. A programação também destacou temas como equidade, acesso ao Estado, eficiência institucional, governança e articulação em rede.

Ao longo do seminário, diversas experiências demonstraram como as manifestações dos cidadãos podem impulsionar mudanças institucionais, qualificar políticas públicas e contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Durante sua apresentação, Alex Xavier destacou o funcionamento da Ouvidoria Geral de Macaé, as ações permanentes de capacitação, a participação em formações nacionais e as campanhas desenvolvidas em defesa de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo, à proteção da pessoa idosa, à promoção dos direitos das mulheres e ao fortalecimento da cidadania.

“A Ouvidoria Geral de Macaé trabalha unindo técnica, sensibilidade e compromisso com o cidadão. Nossa atuação é feita de gente para gente, tendo a transparência pública como princípio permanente. O tratamento das manifestações representa o núcleo estratégico da ouvidoria, pois é nele que transformamos a escuta da população em informação qualificada para orientar decisões, corrigir processos, aperfeiçoar políticas públicas e promover melhorias contínuas nos serviços oferecidos à sociedade. Compartilhar essa experiência em um evento internacional é também mostrar que Macaé vem construindo uma ouvidoria moderna, resolutiva e cada vez mais próxima do cidadão”, destacou Alex Xavier.

Durante o painel, a experiência desenvolvida pela Ouvidoria Geral de Macaé recebeu elogios de participantes e especialistas, reforçando o reconhecimento do município como referência na área. Satisfeita com o reconhecimento, a Ouvidora-Geral da Prefeitura de Macaé, Denize Neto, destacou que a participação representa o resultado de um trabalho coletivo. “Receber esse reconhecimento nacional demonstra que estamos no caminho certo. A conquista valoriza o empenho de toda a equipe e reforça nosso compromisso em oferecer uma ouvidoria cada vez mais eficiente, acessível, transparente e comprometida com a melhoria dos serviços públicos e com o fortalecimento da participação cidadã.”

O Controlador-Geral do município, Edilson Santana, ressaltou que o reconhecimento evidencia a maturidade institucional da gestão municipal. “A conquista alcançada por Macaé reafirma o compromisso da administração municipal com a transparência, o controle social e a excelência na gestão pública. A Ouvidoria desempenha um papel estratégico ao transformar a participação do cidadão em instrumento de aperfeiçoamento das políticas públicas, fortalecendo a confiança da sociedade e aproximando cada vez mais o poder público da população.”

Vale lembrar, que o município conquistou o 1º lugar no VII Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), consolidando a excelência do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé. Além da premiação principal, a Ouvidoria Geral de Macaé também foi agraciada com o Prêmio Ouvidoria Cidadã e o Prêmio Visão Cidadã, concedidos pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-RJ).

Compartilhe essa notícia