O Governo Federal anunciou, na segunda-feira (22), investimento de R$ 300 milhões para promover a popularização da ciência em todas as Unidades da Federação (UFs) do País. A iniciativa, que integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência), vai selecionar propostas anunciadas pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa para financiá-las.
As fundações estaduais deverão aderir previamente a um chamamento público a ser lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos próximos dias, conforme o Executivo.
Dentre as iniciativas que poderão receber apoio estão olimpíadas científicas, feiras de ciência, clubes de ciências, projetos de ciência itinerante, programas de formação de jovens cientistas e ações de comunicação pública da ciência.
O programa também contempla investimentos em museus, centros de ciência, planetários e outras estruturas dedicadas à difusão do conhecimento científico.
A ação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi lançada durante a cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro. O presidente Lula (PT) participou da solenidade.
A chamada, conforme o Governo Federal, prevê a estruturação das Redes Pop Ciência nos estados e no Distrito Federal, com o estímulo à articulação entre governos estaduais, instituições de pesquisa, escolas, museus e centros de ciência para ampliar o alcance das ações de divulgação científica.
