Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede

diario
Por diario
3 minutos de leitura

O Centro de Cidadania LGBTQIA+, que atende membros da comunidade, voltou a funcionar na sua antiga sede. O equipamento estava em funcionamento no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, mas agora passa a funcionar na antiga sede, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão, que fica na Travessa Santos Elias, no Jardim Carioca, em frente ao antigo CSU de Guarus.

O Centro de Cidadania LGBTQIA+ funciona em parceria entre a SMDHS e o programa Estadual Rio sem LGBTIfobia, da Secretaria Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Para que o equipamento retomasse o atendimento em sua antiga sede de forma segura e confortável aos usuários e toda a equipe, a SMDHS viabilizou a manutenção da estrutura. O secretário Rodrigo Carvalho acompanhou o processo.

“Nós realizamos alguns encontros para discutir esse retorno do Centro ao seu antigo espaço, que passou por uma boa manutenção. Para que os serviços fossem retomados nesse local, era preciso que a estrutura oferecesse, além de segurança, conforto para quem trabalha e também para quem é atendido por esse equipamento importante na garantia de direitos da população LGBTQIA+”, disse o secretário.

A coordenadora do Centro, Shana Ribeiro, destacou a importância da parceria da SMDHS para a retomada do atendimento na antiga sede. “Foi de fundamental importância a articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Humano Social do município, pois a partir dessa parceria consolidada podemos reestruturar de maneira segura e digna o nosso espaço, oferecendo um serviço de qualidade a toda a população Norte Fluminense”, disse Shana.

A unidade recebe a demanda do público LGBTIQIAPN+ da região e oferece os serviços de orientação jurídica, além de assistência social. Ele foi instalado em Campos em abril de 2021. “Importante destacar que a parceria entre o Programa Estadual Rio Sem LGBT e Fobia e o município de Campos vem se consolidando ao longo desses quatro anos, ampliando nossas redes entre os equipamentos municipais, garantindo o exercício da cidadania plena para a população LGBTQIAPN+”, finalizou a coordenadora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia