Irã cogita fechar rota estratégica por onde passa grande volume do petróleo mundial

diario
Por diario
1 minutos de leitura

O governo iraniano estuda a possibilidade de fechar o estreito de Hormuz, uma via crucial localizada no Golfo Pérsico, por onde é transportada uma expressiva parcela do petróleo mundial. A informação foi divulgada neste sábado (14/6) pela imprensa estatal do país e estaria ligada a uma possível resposta aos recentes ataques promovidos por Israel.

Estima-se que aproximadamente 30% do petróleo consumido globalmente transite por essa faixa marítima, que separa o Irã de Omã. Caso o bloqueio se concretize, especialistas alertam para um provável aumento significativo nos preços do petróleo, já que essa é a única passagem entre o Golfo Pérsico e o oceano aberto.

Nações europeias que dependem da importação de petróleo de países como Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos poderiam ser diretamente impactadas pela interrupção da rota.

Mesmo antes de qualquer bloqueio efetivo, a crescente tensão entre Teerã e Tel Aviv já influenciou o mercado: menos de 24 horas após os ataques israelenses, o valor do barril de petróleo registrou a maior alta diária desde o ano de 2022.

Fonte: Jornal Metrópoles


Compartilhe essa notícia