Anvisa determina apreensão de repelente clandestino por risco à saúde pública

diario
Por diario
1 minutos de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (02/06), a apreensão de um repelente clandestino que circulava no mercado sem o registro oficial do órgão regulador.

O produto falsificado da marca Repelex Spray Citronela estava sendo oferecido aos consumidores em uma embalagem sem informações sobre o fabricante e com origem desconhecida.

A marca clandestina utilizava o mesmo nome de uma marca regularizada e conhecida por vender repelentes, a Repelex, mas em um recipiente diferente. Segundo a Anvisa, não há qualquer garantia de segurança sobre o conteúdo do produto.

Riscos ao consumidor

Os repelentes para aplicação na pele, em forma de spray, óleo ou creme, precisam ser obrigatoriamente registrados na Anvisa. É possível consultar as marcas regularizadas diretamente no site da agência (consultas.anvisa.gov.br), na categoria Cosméticos.

“Repelentes para uso na pele devem ser registrados na Anvisa, já que esses produtos apresentam um grau de risco maior para o consumidor. O uso de produtos de origem desconhecida e irregulares pode colocar a saúde do consumidor em risco”, destaca o órgão regulador em comunicado.

Fonte: Folha de Italva

Compartilhe essa notícia