Os municípios de Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos, localizados na Serra do Rio Grande do Sul, testemunharam na madrugada desta quinta-feira (29) os primeiros registros de neve e de chuva congelada em 2025, conforme informou a Climatempo Meteorologia.
Em Cambará do Sul, onde há estação de medição, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a temperatura mínima de 2,4ºC. O fotógrafo Gabriel Zaparolli, que está na cidade acompanhando o fenômeno, conseguiu registrar imagens dos flocos, que, embora não tenham acumulado nas ruas, encantaram moradores e turistas que permaneceram acordados durante a madrugada na expectativa de presenciar o evento inédito para muitos.

Segundo a Climatempo, as condições climáticas favorecem a formação da neve devido à passagem de uma frente fria pelo estado. Além disso, a atuação de um ciclone extratropical no litoral norte contribui ao empurrar umidade para o interior. A combinação entre o ar úmido e o ar gelado cria o ambiente ideal para a formação dos flocos.
Diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante
De acordo com a Climatempo, a neve ocorre quando os cristais de gelo (flocos) alcançam o solo sem derreter.
Já a chuva congelada acontece quando os flocos se formam como neve, derretem parcialmente no trajeto e voltam a congelar antes de tocar o chão.
Existe ainda a chamada chuva congelante. Nesse caso, as gotas caem em estado líquido como uma chuva comum, mas ao atingirem superfícies muito frias, congelam instantaneamente, formando uma camada escorregadia de gelo, que pode ser perigosa.
Fonte: G1