A partir de 31 de maio, o município de Campos dos Goytacazes contará com uma nova dinâmica no atendimento pediátrico 24 horas para urgências e emergências. Com a suspensão do pronto-socorro pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), os atendimentos de maior complexidade serão direcionados à unidade pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM), além da já existente Clínica da Criança.
Nesta sexta-feira (23), dirigentes e superintendentes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram para alinhar o novo esquema de atendimento, que será provisório até a inauguração da Clínica da Família, prevista para os próximos seis meses.

“O Ferreira Machado passará a ser a principal referência para casos pediátricos graves em Campos e região, ampliando a oferta de atendimento qualificado e garantindo cuidado completo para crianças entre 0 e 12 anos em situações críticas”, explicou o diretor do pronto-socorro, Hugo Calomeni.
A estrutura da ala pediátrica do HFM é especializada e moderna. Com entrada independente pela Avenida XV de Novembro, o pronto-socorro infantil dispõe de sete leitos e um adicional para emergências. O ambiente foi planejado para acolher com conforto, com decoração lúdica que ajuda a reduzir a ansiedade tanto das crianças quanto de seus acompanhantes.
“O reforço na assistência pediátrica ocorre em um período desafiador, durante a mudança do outono para o inverno. As variações de temperatura e a redução da umidade do ar elevam a incidência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, asma, bronquite, sinusite e pneumonia – especialmente nas crianças, que são mais suscetíveis”, destacou o superintendente da unidade, Guilherme Rangel.
Além do HFM e da Clínica da Criança — que atende pacientes até 11 anos, 11 meses e 29 dias —, a rede municipal conta com suporte pediátrico nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Farol de São Tomé, Travessão e Ururaí, além da UPA. Já o Hospital Geral de Guarus (HGG) permanece com atendimento pediátrico voltado exclusivamente para internações clínicas, conforme explicou Gilberto Nunes, superintendente de Gestão e Planejamento da FMS.
A médica Derly da Cruz Vieira Saraiva lembra que o pronto-socorro do HFM é direcionado a casos mais graves, como traumas ortopédicos e doenças respiratórias intensas, como crises de asma e pneumonia. “Casos leves, como tosse, coriza ou febre moderada, devem ser direcionados à Clínica da Criança ou a unidades básicas de saúde. Quando esses casos simples chegam ao HFM, acabam atrasando o atendimento de urgências reais, como convulsões, quedas com risco e crises respiratórias agudas”, alertou.
Nos primeiros três meses de 2025, o setor de emergência pediátrica do HFM realizou 2.338 atendimentos. A unidade também conta com duas UTIs pediátricas com 17 leitos no total, e uma clínica pediátrica com 33 leitos para internações. A rede é formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e médicos de diferentes especialidades.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes