Mancha escura de grandes proporções colore o mar da Barra da Tijuca

diario
Por diario
1 minutos de leitura

Uma extensa mancha escura tomou conta da praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (14).

Imagens aéreas captadas pelo Globocop mostram a água com tonalidade verde-escura, quase amarronzada, escoando pelo Canal da Joatinga, nas proximidades do Quebra-Mar, e formando um forte contraste com o azul do oceano.

A coloração escura é proveniente das lagoas que compõem o sistema lagunar de Jacarepaguá e pode ser observada se espalhando por vários quilômetros ao longo da orla da Barra.

Em resposta ao RJ1, a concessionária Iguá informou que está apurando a origem da mancha e os fatores que podem ter contribuído para sua formação. A empresa também declarou que iniciou, há um ano, o processo de dragagem do complexo lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, com previsão de conclusão em 2027.

“A coloração detectada se deve ao movimento da maré baixa, que permite que a água das lagoas chegue ao mar. No entanto, reforçamos que não se trata de lançamento de esgoto”, afirmou a Iguá.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia