Dia D de vacinação contra a gripe reúne mais de 5 mil pessoas em Campos

diario
Por diario
5 minutos de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe, com a participação de 37 unidades de saúde espalhadas por diversos bairros da cidade. A iniciativa foi destinada a toda a população a partir dos seis meses de idade, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno.

No Centro Municipal de Imunização, a aplicação da vacina contra a gripe aconteceu das 8h30 às 14h. Após esse período, o local continuou funcionando até as 17h, oferecendo vacinas de rotina e contra a Covid-19, facilitando a atualização da caderneta vacinal dos moradores. O espaço contou com duas salas de imunização, sendo uma dedicada exclusivamente à gripe, com o suporte de quatro enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem, além da equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), composta por dois enfermeiros.

Ao todo, foram aplicadas 5.844 doses da vacina contra Influenza e 222 de vacinas de rotina, conforme levantamento da SMS. A campanha de vacinação contra a gripe começou no município em 7 de abril, com a distribuição de uma versão atualizada do imunizante que protege contra as três variantes mais comuns do último ano no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 e B (linhagem Victoria).

Um exemplo de mobilização veio de um grupo de mães do Colégio Laura Vicunha, que se organizou para levar oito crianças juntas ao posto de vacinação. A professora e mãe Christiane Coelho Ribeiro destacou o valor da ação coletiva.

“Combinamos no grupo da escola de irmos todas no mesmo horário. Assim, as crianças se sentiram mais confiantes com a presença dos colegas. Sabemos o quanto a vacinação é essencial e quisemos garantir isso para nossos filhos. Segunda-feira o bracinho vai doer, mas estarão imunizados”, relatou.

A técnica de enfermagem Daiana Corrêa também aproveitou a campanha para receber a dose contra a gripe e levou sua filha Ariele, de 11 anos. “Faço questão de manter nossa caderneta em dia. Atuando na área da saúde, é ainda mais importante estar vacinada. Estava aguardando essa oportunidade, e o Dia D foi ideal”, disse.

Outro exemplo de cuidado veio da aposentada Zenilta Gomes Reis, de 89 anos, que foi ao posto acompanhada do filho Luiz Cláudio Gomes, responsável pela manutenção predial.
“A caderneta dela está em ordem. Prevenir é sempre o melhor caminho. Agradecemos à prefeitura e à Secretaria de Saúde por garantirem esse cuidado com a população”, afirmou Luiz Cláudio.

O assessor técnico de imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, reforçou a relevância da vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis. “A Prefeitura mantém as salas de vacinação abertas todos os dias, com horários estendidos durante a semana, até as 20h, para facilitar o acesso de quem trabalha em horário comercial. A vacina contra a gripe é essencial, especialmente para idosos, crianças menores de seis anos, gestantes e pessoas com comorbidades. Estendemos a imunização para toda a população a partir dos seis meses para ampliar a cobertura e reduzir a circulação do vírus”, explicou.

A vacinação contra a gripe segue disponível durante toda a semana nas unidades de saúde. Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacinação. Pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e profissionais de áreas específicas devem levar documentos que comprovem sua condição ou atuação profissional.

Unidades de Saúde participantes do Dia D:
Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, Centro de Saúde de Guarus, Policlínica da Tapera, UBS Baleeira, UBSF Aldeia, Carvão, Conselheiro Josino, Custodópolis, Dores de Macabu, Eldorado, Félix Miranda, IPS, Jamil Ábido, Lagamar/Farol de São Tomé, Lagoa de Cima, Morro do Coco, Palmares, Parque Imperial, Parque Prazeres, Parque Rodoviário, Patronato São José, Penha, Poço Gordo, Ponta da Lama, Quilombo, Rio Branco, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Maria, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tócos, Três Vendas, Turf Club, Venda Nova, Vila Nova, UPH Travessão e UPH Ururaí.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia