Na tarde deste domingo (04/05), o município de Italva reafirmou seu reconhecimento como Capital Estadual da Cavalgada com a realização da tradicional Cavalgada do Trabalhador. O título foi oficializado por meio da Lei 10.555, sancionada pelo governador Cláudio Castro em 31 de outubro de 2024, em razão da projeção conquistada pelas emblemáticas cavalgadas promovidas na “Cidade do Kibe”. Nesta edição, o evento contou com a participação de 1.815 animais, segundo os organizadores — um crescimento de 47% em relação ao ano anterior.
A comitiva partiu da comunidade de Monte Alegre, na zona rural da cidade, e encerrou o percurso no Parque de Exposições, onde foi realizada a tradicional Festa do Trabalhador. No palco, o prefeito Léo Pelanca, ao lado do vice-prefeito Plínio Fernandes e de representantes municipais, estaduais e federais, prestou agradecimentos e homenagens aos participantes e apoiadores.

O deputado federal Murilo Gouvêa elogiou a organização do evento e anunciou que trará o renomado locutor Marco Brasil para a edição de 2026.
Também marcou presença o deputado estadual Jair Bittencourt, autor da Lei nº 10.555, que reconheceu Italva como a “Capital da Cavalgada”. “Estive hoje na Cavalgada do Trabalhador em Italva, a maior do estado do Rio de Janeiro, com mais de 1.600 participantes. Um verdadeiro símbolo da cultura rural fluminense. Parabenizo o prefeito Léo Pelanca pelo empenho e pela grandiosa realização deste evento, que valoriza as tradições e movimenta a economia local”, destacou o parlamentar.
“Faltam palavras para expressar o que vivemos neste fim de semana. A cidade vibrante, comércio aquecido, muitos visitantes e um clima festivo que só Italva sabe oferecer. Isso é resultado de muito esforço. Minha gratidão a todos os envolvidos que se dedicaram para fazer dessa festa um enorme sucesso. Batemos um novo recorde, consolidando a cavalgada como uma tradição nossa, que me orgulha valorizar”, declarou o prefeito.
Com o grande público registrado, a Festa do Trabalhador se firma como um dos principais eventos do calendário anual de Italva, ao lado da Festa de Emancipação e da Itareta.
O domingo também foi marcado por um grande público no Parque de Exposições para o show de Biu do Piseiro, que foi um verdadeiro sucesso.
Fotos: Decom/PMI.
Fonte: Folha de Italva