Entrega da Carteira Nacional do Artesão acontece neste sábado em SJB

diario
Por diario
5 minutos de leitura

A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, realiza neste sábado, dia 26, às 15h, a entrega de 48 Carteiras Nacionais do Artesão. O evento será na Casa do Artesão Sanjoanense, situada na Rua Carmelita Moraes Nassif, nº 40, em Atafona. A ação marca um momento importante para a valorização do artesanato no município e também celebra o primeiro ano de criação da Casa do Artesão. A cerimônia contará com a presença da assessora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Úrsula Hallais, e da represEntrega da Carteira Nacional do Artesão acontece neste sábado em SJBA Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, realiza neste sábado, dia 26, às 15h, a entrega de 48 Carteiras Nacionais do Artesão. O evento será na Casa do Artesão Sanjoanense, situada na Rua Carmelita Moraes Nassif, nº 40, em Atafona. A ação marca um momento importante para a valorização do artesanato no município e também celebra o primeiro ano de criação da Casa do Artesão. A cerimônia contará com a presença da assessora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Úrsula Hallais, e da representante do Turismo Religioso da Secretaria de Estado de Turismo, Natacha Dias.O processo de emissão teve início em agosto de 2024, com a visita da equipe estadual ao município para realizar o cadastramento dos artesãos e capacitar os gestores da Secretaria Municipal, permitindo a continuidade do trabalho de forma descentralizada. Na ocasião, também foi iniciada a curadoria das peças produzidas pelos artesãos sanjoanenses — etapa essencial para a validação dos cadastros e inclusão das informações no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Todo esse trabalho foi executado pelo Projeto Artesanato de São João da Barra, com suporte do Governo do Estado.A coordenadora de Projetos da Secretaria de Turismo e Lazer, Vânia Pantoja, destacou a importância da iniciativa. “A entrega das carteiras simboliza não só o reconhecimento formal da atividade artesanal, mas também garante acesso a benefícios como participação em feiras e eventos, cursos de capacitação e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor”, afirmou.Vânia ainda anunciou que uma nova etapa de cadastramento está programada para agosto deste ano. “A proposta é realizar esse processo anualmente, permitindo atender a um número maior de artesãos a cada edição. Nesta entrega, conseguimos incluir não só os que se inscreveram por meio da Secretaria, mas também membros da Associação Alcimar Simões Bomgosto e artesãos independentes, o que amplia o alcance do programa e fortalece ainda mais o artesanato local”, concluiu.Se quiser que eu resuma o texto ou mude o estilo (mais institucional, jornalístico ou informal), é só me dizer!

entante do Turismo Religioso da Secretaria de Estado de Turismo, Natacha Dias.

O processo de emissão teve início em agosto de 2024, com a visita da equipe estadual ao município para realizar o cadastramento dos artesãos e capacitar os gestores da Secretaria Municipal, permitindo a continuidade do trabalho de forma descentralizada. Na ocasião, também foi iniciada a curadoria das peças produzidas pelos artesãos sanjoanenses — etapa essencial para a validação dos cadastros e inclusão das informações no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Todo esse trabalho foi executado pelo Projeto Artesanato de São João da Barra, com suporte do Governo do Estado.

A coordenadora de Projetos da Secretaria de Turismo e Lazer, Vânia Pantoja, destacou a importância da iniciativa. “A entrega das carteiras simboliza não só o reconhecimento formal da atividade artesanal, mas também garante acesso a benefícios como participação em feiras e eventos, cursos de capacitação e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor”, afirmou.

Vânia ainda anunciou que uma nova etapa de cadastramento está programada para agosto deste ano. “A proposta é realizar esse processo anualmente, permitindo atender a um número maior de artesãos a cada edição. Nesta entrega, conseguimos incluir não só os que se inscreveram por meio da Secretaria, mas também membros da Associação Alcimar Simões Bomgosto e artesãos independentes, o que amplia o alcance do programa e fortalece ainda mais o artesanato local”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra

Compartilhe essa notícia