O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi detido na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, Alagoas. A informação foi confirmada por sua equipe de defesa.
Segundo os advogados, a prisão aconteceu por volta das 4h da manhã, no momento em que Collor se dirigia voluntariamente a Brasília para cumprir a determinação expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o ex-presidente encontra-se sob custódia na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

Confira a nota divulgada pela defesa:
“A defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão nesta sexta-feira, 25 de abril, às 4h da manhã, em Maceió, no momento em que ele se deslocava para Brasília com o intuito de cumprir espontaneamente a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Fernando Collor encontra-se, neste momento, sob custódia na Superintendência da Polícia Federal na capital de Alagoas. Estas são as informações disponíveis até o momento.”
Contexto da prisão
Na quinta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata da pena de Fernando Collor, após rejeitar o segundo recurso protocolado por sua defesa.
A condenação, definida em maio de 2023, resultou em uma pena de oito anos e dez meses de reclusão, devido ao envolvimento do ex-presidente em um esquema de corrupção na BR Distribuidora (atual Vibra).
A acusação teve origem na Operação Lava Jato e foi sustentada por informações obtidas a partir da delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC Engenharia. Collor foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, praticados para favorecer contratos da empresa com a subsidiária da Petrobras.
Fonte: CNN