Corredores vazios, servidores à espera e um estoque de sangue em situação alarmante. Esse é o cenário atual do Hemocentro Regional de Campos (HRC), que vem enfrentando uma preocupante redução no número de doadores. Mesmo com as frequentes campanhas de sensibilização e a atuação contínua da unidade móvel, os números continuam muito abaixo do ideal.
Até as 11h desta quarta-feira (08), apenas cinco doações haviam sido contabilizadas pelo HRC. Na terça-feira, foram registradas 21, e na segunda, 11 doações. No último fim de semana, o total chegou a 33, sendo 18 no sábado e 15 no domingo. Atualmente, a média diária está abaixo de 20 doações, quando o ideal seria cerca de 70 por dia, para atender à demanda das 25 unidades de saúde da região.

Entre esses estabelecimentos está o Hospital Ferreira Machado (HFM), referência no atendimento de urgência e emergência, especialmente em casos graves, como os acidentes de trânsito. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o HFM realizou 1.124 atendimentos relacionados a acidentes: 143 envolvendo carros, 247 bicicletas, 658 motocicletas e 76 atropelamentos — situações que frequentemente exigem transfusões de sangue imediatas.
Diante desse cenário delicado, a assistente social do Hemocentro, Rosângela Soares, faz um apelo à comunidade. “Estamos passando por um período muito crítico. As doações caíram bastante e nossos estoques estão em níveis extremamente baixos. Por isso, pedimos o engajamento da população. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Um ato simples pode salvar muitas vidas”, enfatizou.
Quem pode doar sangue
O Hemocentro funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A unidade está situada na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro do Caju, com entrada pelo estacionamento.
Para ser um doador, é necessário apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal), não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Além da sede fixa, o HRC conta com uma unidade móvel para ampliar a captação de doadores. Durante o mês de abril, o ônibus percorrerá diversos locais da região, facilitando o acesso à doação. Também é possível solicitar a visita da unidade móvel pelos números (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou ainda pelo e-mail: [email protected].
Agenda da unidade móvel – abril:
- 10/04 – 2ª Igreja Batista de Campos
- 15/04 – São João da Barra (ao lado da Prefeitura)
- 24/04 – Cambuci
- 29/04 – IFF Guarus (Campos)
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes