Imprensa internacional repercute decisão do STF que torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe
A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022, anunciada na tarde desta quarta-feira (26), já repercute em diversos veículos de comunicação ao redor do mundo.
O jornal The New York Times destacou a decisão com a manchete: “Jair Bolsonaro é condenado a enfrentar julgamento no Brasil por tentativa de golpe”. A publicação ressalta que o julgamento representa “um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que tentou desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para tomar o poder”.

O El País chamou atenção para o caráter inédito do caso, enfatizando que, embora não seja incomum um ex-presidente enfrentar acusações criminais no Brasil, “o que é sem precedentes é que ele será julgado por tentativa de golpe”.

Outros veículos de peso, como The Guardian, The Washington Post e o argentino Clarín, e BBC também deram destaque ao caso, analisando o impacto político e jurídico da decisão no cenário nacional e internacional.

Fonte: G1