A edição 2025 do programa “Geração Portuária”, iniciativa de qualificação profissional promovida pela Ferroport em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas entre os dias 24 de março e 6 de abril.
O programa oferece 45 vagas gratuitas para cursos nas áreas de manutenção e operação na Ferroport, distribuídas da seguinte forma:

- Técnicas de Manutenção Eletromecânica – 25 vagas
- Operador de Equipamentos Portuários – 20 vagas
As inscrições devem ser feitas pelo site: https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria.
Requisitos e Público-Alvo
Para o curso de Técnicas de Manutenção Eletromecânica, as 25 vagas são destinadas, preferencialmente, a mulheres e pessoas negras residentes em São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e possuir formação técnica (mecânica, elétrica, eletrotécnica, automação ou áreas afins) concluída há no máximo dois anos.
Já o curso de Operador de Equipamentos Portuários oferece 20 vagas exclusivamente para mulheres moradoras de São João da Barra. É necessário ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos, sem exigência de experiência profissional.
Objetivo e Estrutura do Programa
A iniciativa tem como foco preparar a comunidade local para atuar nessas áreas estratégicas da empresa. A Ferroport, uma joint venture entre a mineradora Anglo American e a Prumo Logística, completou em 2024 uma década de operações no terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra.
“O Geração Portuária é uma oportunidade para qualificar moradores da região e inserir novos talentos no mercado, reafirmando o compromisso da Ferroport com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento profissional local”, destaca Carsten Bosselmann, presidente da empresa.
Os candidatos passarão por um processo seletivo em abril e os 45 aprovados iniciarão os cursos em junho. As aulas teóricas serão ministradas pela Firjan Senai, em Campos e São João da Barra, no período da tarde.
- Técnicas de Manutenção Eletromecânica – 300 horas de duração
- Operador de Equipamentos Portuários – 252 horas de duração
Após essa fase, os 20 alunos com melhor desempenho serão selecionados para a capacitação prática na Ferroport, com duração de 10 meses. Durante todo o período de treinamento, os participantes receberão bolsa-auxílio.
Serviço – Geração Portuária 2025/2026
- Inscrições: 24/03 a 06/04
- Site para inscrição: Clique aqui
Cursos disponíveis:
✔ Técnicas de Manutenção Eletromecânica (300h) – 25 vagas
➡ Público-alvo: Mulheres e pessoas negras de São João da Barra e Campos dos Goytacazes
➡ Requisitos: Formação técnica (mecânica, elétrica, eletrotécnica, automação ou afins) concluída há no máximo 2 anos; idade mínima de 18 anos
✔ Operador de Equipamentos Portuários (252h) – 20 vagas
➡ Público-alvo: Mulheres residentes em São João da Barra
➡ Requisitos: Ensino Médio completo; idade mínima de 18 anos; não é necessária experiência.
Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra