Na noite desta terça-feira (18), o prefeito Wladimir Garotinho deu início às obras da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, localizada na Rua Dr. Beda, esquina com a Avenida Arthur Bernardes, no bairro IPS. Ao lado do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, ele assinou a ordem de serviço para que as intervenções comecem já nesta quarta-feira (19). O evento reuniu secretários municipais, vereadores, professores, pais de alunos, diretores de escolas da região e moradores do bairro.
A reforma inclui ampliação com a construção de um segundo pavimento, novas salas de aula, auditório, laboratórios, banheiros modernizados, área de lazer com espaço coberto para recreação e parquinho, além da climatização de todo o ambiente.

“Essa obra já deveria ter começado há muito tempo, mas enfrentamos desafios e tentativas de impedir sua realização. Superamos tudo isso, e agora vocês terão uma escola praticamente nova, com estrutura de qualidade para que possam estudar com ainda mais conforto. Já temos merenda e material didático de alto nível, além de uma equipe profissional excelente, e agora a estrutura física acompanhará esse padrão. Semana que vem, no aniversário da cidade, teremos mais inaugurações e lançamentos. Nosso compromisso é trabalhar, entregar resultados e deixar um legado”, declarou o prefeito.
O chefe do executivo também fez um pedido ao responsável pela obra, Cássio Santos: “Ao contratar funcionários, dê preferência aos moradores do bairro, pois eles terão um carinho especial pela construção. Além disso, use materiais de alta qualidade para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham um espaço adequado. Nossa comunidade merece o melhor”, reforçou Wladimir.
O secretário Marcelo Feres destacou que o prazo para conclusão da obra é de um ano. “No próximo ano estaremos aqui novamente para celebrar essa transformação tão necessária. Essa escola tem uma história importante, mas, ao longo do tempo, foi perdendo sua estrutura ideal. Encontramos uma solução para realocar temporariamente os alunos no Ciep Arnaldo Rosa Vianna, que fica aqui próximo, e isso só foi possível graças ao trabalho do diretor Hernan, um gestor exemplar que cuida da escola, das crianças e dos pais com dedicação. Esse é o modelo de educação que Campos precisa e merece”, afirmou Marcelo.
A escola atende cerca de 700 alunos do 1º ao 5º ano, não apenas do IPS, mas também de bairros como Parque Aurora, Parque São Benedito, Chatuba, Veredas e Capão. Atualmente, os estudantes estão provisoriamente no Ciep Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora, até a conclusão das obras.
Segundo o secretário, a reforma atinge cerca de 60 unidades escolares, muitas sem manutenção há aproximadamente 15 anos. Além disso, quatro novas escolas já foram construídas, e a prefeitura está implementando o Programa de Expansão e Ampliação das escolas e creches municipais, por meio de construção modular, beneficiando 12 unidades neste momento. No total, 27 escolas passarão por ampliação nesse modelo, sem contar as que seguem o método tradicional de construção com tijolo e cimento. Ainda, mais cinco unidades serão erguidas através da construção modular.
O vereador Juninho Virgílio ressaltou que a reforma era um desejo antigo da comunidade. “Essa escola funcionava no Campo do Ipiranga, antigo Amiguinho, onde eu e meu irmão estudamos. Hoje, meus sobrinhos também estudam aqui, então essa conquista tem um significado muito especial para nós. Agradecemos ao prefeito e ao secretário Marcelo pelo excelente trabalho na educação”, declarou.
O diretor da unidade, Hermann Moura Gouvêa, celebrou o momento histórico. “Este é um dia de conquista. O prefeito é um realizador de sonhos, e hoje vemos um sonho se tornando realidade. Moro no bairro e sei que muitos duvidaram que esse dia chegaria, mas seguimos acreditando e batalhando. Com o apoio do secretário Marcelo, que tem revolucionado a educação do município, conquistamos avanços importantes, como merenda de qualidade, material de ponta e ensino tecnológico. Agora, teremos uma estrutura física à altura de tudo isso”, comemorou.

Kaline Belém Cordeiro, mãe de Alice Vitória e Emanuelle Belém, aprovou a iniciativa. “Minhas filhas estudam aqui há quatro anos, e essa reforma já era necessária há muito tempo. O prefeito prometeu e está cumprindo. O atendimento da escola é excelente, os profissionais são muito atenciosos, e minha filha autista conta com mediadora e cuidadora dedicadas. A única coisa que faltava era essa obra, e agora ela está acontecendo”, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes