A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou, nesta segunda-feira (17), um encontro com seus agentes de trânsito para apresentar o novo gerente de Transporte Interno e Trânsito, Sérgio Lima Barreto. Durante a reunião, o comandante da GCM, Wellington Levino, juntamente com o novo gerente e o coordenador de Trânsito, Batista Cardoso, ressaltaram a importância da atuação dos agentes e enfatizaram a busca por um serviço mais humanizado.
“Nossa proposta é tornar o trânsito mais humanizado, aprimorando constantemente a qualidade do serviço prestado. Investir na capacitação dos agentes significa oferecer um atendimento melhor à população. Os agentes de trânsito estão diariamente em contato direto com a sociedade, muitas vezes sendo o primeiro ponto de interação com o poder público. Por isso, é essencial que estejam preparados para atender com excelência”, destacou o comandante Wellington Levino.

O gerente Sérgio Lima Barreto reforçou que a nova abordagem busca evitar conflitos desnecessários. “Queremos conscientizar nossos agentes de que lidamos com pessoas, e cada uma delas tem sentimentos. Mesmo quando for necessário autuar um condutor por uma infração, isso deve ser feito com empatia e respeito. A comunicação clara e educada faz toda a diferença para evitar confrontos”, explicou. Ele também enfatizou a importância da qualificação contínua: “Vamos trazer os agentes para a sala de aula, atualizá-los sobre as novas resoluções de trânsito e aprimorar sua atuação. O profissionalismo e o controle emocional são essenciais para um serviço eficiente e de qualidade.”
Já o coordenador de Trânsito, Batista Cardoso, ressaltou que muitas vezes a infração é cometida no trânsito por desconhecimento do condutor. “A gente percebe que, muitas das vezes, a população comete infração de trânsito por não dar importância ao Código de Trânsito e muitas vezes por desconhecimento. Então, fazer com que essa informação chegue à população é uma das premissas da nova gestão. Mas lembrando também que o cometimento de infração, mesmo por falta de conhecimento, é uma infração de trânsito e isso é passível de notificação. A ideia é fazer com que esse conhecimento chegue ao lugar correto, para a gente tentar diminuir não o número de notificações, mas diminuir o número de infrações de trânsito, trazer um trânsito mais seguro para a população”, comentou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes