Na madrugada deste domingo (16), a NASA confirmou o resgate dos dois astronautas que estavam “presos no espaço” desde junho de 2024. Em parceria com a SpaceX, a agência espacial enviou uma missão especial e a cápsula Dragon Endurance acoplou-se à Estação Espacial Internacional (ISS), onde estavam Suni Williams e Butch Wilmore.
O foguete foi lançado na sexta-feira (14), às 20h04, e o resgate foi realizado na madrugada de domingo, às 1h35. Os astronautas foram retirados através de uma pequena escotilha do laboratório orbital, enquanto uma nova equipe assumiu suas funções a bordo da ISS.


A NASA assegurou diversas vezes que o atraso na operação não representava riscos para os astronautas. Williams e Wilmore devem iniciar o retorno à Terra na quarta-feira (19).
O que aconteceu?
Os astronautas deveriam permanecer na estação por apenas uma semana após a missão Crew-10, mas a estadia foi prolongada até fevereiro de 2025 devido a falhas técnicas na espaçonave experimental Starliner, desenvolvida pela Boeing. Posteriormente, o retorno foi adiado novamente até este domingo, em razão de atrasos no envio de uma nova cápsula para a ISS.
A missão Crew-10 faz parte do programa da SpaceX, de Elon Musk, sendo a décima operação de transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional.
Fonte: infomoney.com