O Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos é uma referência no diagnóstico e tratamento da dengue, chikungunya e outras arboviroses. Com funcionamento diário das 7h às 18h, o CRD disponibiliza consultas e exames para ajudar no combate a essas doenças.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por oito médicos, 12 acadêmicos e uma equipe de enfermagem. “Todos os profissionais estão devidamente capacitados para atender a população e oferecer o suporte necessário para o diagnóstico e tratamento adequado”, afirma o diretor do CRD, médico Luiz José de Souza, que acrescenta: “Temos 12 leitos de internação e o CTI do Hospital Plantadores de Cana oferece suporte adicional.”

O médico orienta a população a buscar atendimento médico logo nos primeiros sinais da dengue. “A hidratação é essencial, e pode ser feita com água mineral, água de coco, sucos naturais ou soro caseiro. A dipirona também é indicada para aliviar os sintomas, pois seu princípio ativo não é metabolizado pelo fígado”, explica o diretor.
“Seguindo o protocolo, os exames laboratoriais são realizados gratuitamente em um laboratório privado parceiro. Este serviço é fundamental para o diagnóstico diferencial, principalmente quando as infecções bacterianas estão presentes em maior quantidade”, destaca o médico.
Luiz José recomenda que pacientes procurem atendimento médico imediato caso apresentem sinais de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos nas mucosas, queda abrupta da pressão arterial e grande cansaço.
“Esses pacientes precisam ser monitorados em um hospital ou no CRD, pois o quadro pode evoluir para hipotensão, levando ao choque. Vale lembrar que a morte por dengue ocorre devido ao choque, causado pela falta de líquidos no corpo”, alerta o médico.
O CRD está localizado na Avenida José Alves de Azevedo, 317, no Centro, ao lado do Hospital Plantadores de Cana (HPC).
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes