O Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou, na quarta-feira (5), a segunda captação de órgãos do ano. O procedimento envolveu a doação dos rins e do fígado de um jovem de 18 anos, morador de Rio das Ostras, que foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico.
Apesar de os familiares viverem em diferentes regiões, a equipe do hospital conseguiu reuni-los e, por meio de acolhimento e orientações técnicas, obteve o consentimento para a doação de órgãos e tecidos para transplante. Os órgãos serão destinados, conforme critérios técnicos e clínicos, a pacientes da lista única do cadastro nacional de transplantes.

A médica responsável pela Comissão de Doação de Órgãos do HFM, Patrícia Rangel, destacou a importância do trabalho coletivo para a realização do procedimento.
“É fundamental destacar o trabalho em equipe, envolvendo os profissionais da assistência direta, tanto da emergência quanto do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HFM, além, e principalmente, da nossa equipe especializada da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HFM, que conta com os AOS (Agentes Operacionais de Saúde) e a enfermeira Roseli Pacheco, enfatizando a importância de uma equipe multiprofissional treinada para garantir que todo o processo aconteça de maneira ágil e transparente”, ressaltou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes