Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção ao tabagismo nas instituições de ensino

diario
Por diario
4 minutos de leitura

O Programa Saúde na Escola (PSE) segue realizando atividades de prevenção nas escolas do município. Unidades como João Borges Barreto, Prisco de Almeida, Francisco Alves Dias, entre outras, estão recebendo o projeto “Prevenção ao Tabagismo, Álcool e Outras Drogas”. Esta iniciativa é uma parceria com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Campos.

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, explicou que a principal abordagem do projeto é a conscientização sobre o tabagismo, uma das maiores causas de doenças evitáveis e mortes precoces. Segundo ele, ao promover ações educativas desde a infância, o programa auxilia na conscientização e diminui os riscos de iniciação precoce no consumo de tabaco, além de fornecer informações sobre os malefícios do cigarro e outras substâncias, com o objetivo de impactar positivamente na saúde dos jovens e da comunidade.

“A parceria entre o PSE e o Programa de Controle de Tabagismo de Campos, no âmbito das ações de Educação em Saúde com alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental das escolas municipais, é de extrema importância, pois contribui diretamente para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A ação está alinhada ao objetivo do PSE de prevenir o uso de álcool, drogas e tabaco. O programa também trabalha na formação de hábitos saudáveis, visando a redução de comportamentos de risco, como o uso de substâncias prejudiciais à saúde. Quando os estudantes recebem informações sobre os malefícios do tabagismo, conseguimos promover a conscientização e incentivar escolhas mais saudáveis, melhorando a qualidade de vida”, afirmou.

O coordenador também destacou que as ações de Educação em Saúde permitem que os estudantes se tornem disseminadores de informações dentro de suas famílias e comunidades. Ao tratar de temas como tabagismo, álcool e drogas, o programa contribui para a construção de uma cultura preventiva, que pode impactar comportamentos saudáveis ao longo da vida.

“A parceria possibilita a realização de atividades diversificadas, como palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e oficinas interativas, que tornam o aprendizado mais eficaz e envolvem os alunos de forma dinâmica. Esse abordagem ampla e multidisciplinar fortalece o processo de ensino e facilita o entendimento do tema”, complementou João.

O enfermeiro do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Emmanuel Bittencourt Wanderley, informou que foi identificado que 98% dos pacientes iniciaram o hábito de fumar entre os 11 e 14 anos. Por isso, a equipe reconheceu a necessidade de estabelecer uma parceria que permitisse a atuação dos técnicos nas escolas.

“Essa colaboração com o PSE é fundamental para a realização de um trabalho de orientação. Dessa forma, buscamos reduzir a mortalidade e a incidência de doenças que possam surgir no futuro, pois sabemos que o cigarro está relacionado a várias doenças graves, como infarto agudo do miocárdio e diabetes. Estamos levando essas orientações aos alunos para tentar prevenir e educar sobre as complicações futuras, ajudando a evitar internações no futuro”, concluiu o enfermeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia