HFM realiza captação de órgãos e realiza sua primeira doação de pulmões

diario
Por diario
2 minutos de leitura

O Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou, nesta semana, a primeira captação de órgãos de 2025. A doadora, uma jovem de 22 anos, moradora de Travessão de Campos, sofreu um acidente motociclístico que provocou um traumatismo cranioencefálico grave, levando à morte encefálica.

Após a confirmação do quadro, a família foi apoiada pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HFM. Durante o processo, foram esclarecidos os critérios médicos e legais para a morte encefálica e as possibilidades de doação de órgãos. A mãe e a irmã da jovem consentiram com a doação, atendendo a um desejo que a jovem havia expressado enquanto estava viva.

Foram captados fígado, rins e pulmões, sendo esta a primeira vez que o HFM realizou a captação de pulmões, por meio do programa NF-Transplante do município.

A médica responsável pela Comissão de Doação de Órgãos do HFM, Patrícia Rangel, ressaltou a importância desse ato.

“Durante nossa conversa e acolhimento, a mãe falou sobre a bondade da filha. Mesmo em meio à dor, sugerimos que essa bondade poderia ser espalhada, salvando outras vidas. Esse pensamento traz algum conforto e incentiva a generosidade e o gesto de amor a pessoas desconhecidas que aguardam por transplantes”, afirmou.

A médica também reforçou a importância de discutir o tema com a família. “Converse com seus familiares sobre o seu desejo de ser doador de órgãos e tecidos. Embora seja um assunto difícil, essa conversa é essencial e facilita a decisão dos familiares”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia