Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil já soma cerca de 110 mil casos de Covid, conforme dados divulgados pela Vigilância das Síndromes Gripais, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. A média diária de novos casos é de 2.300. Especialistas em doenças infecciosas destacam a relevância da vacinação, especialmente para crianças, idosos e gestantes, que têm maior risco de desenvolver quadros mais severos da doença.
Na Bahia, o estado já registrou 12 óbitos somente neste ano. Em Salvador, onde os trios elétricos atraem milhares de foliões, foram registrados 482 casos em apenas 10 dias.

Após o período de Carnaval, é comum o aumento de aglomerações em postos de saúde e hospitais. O volume de atendimentos relacionados a doenças respiratórias, como gripe e Covid, tende a crescer com o fim das festividades carnavalescas.
Melissa Palmieri, médica e sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, enfatiza a importância da vacinação: “A vacina pode não impedir a infecção, mas, se a pessoa se infectar, o quadro será leve e não evoluirá para formas graves da doença”.
A doença segue ativa, e o Ministério da Saúde informou um aumento no número de infectados na última semana epidemiológica analisada, até 15 de fevereiro. Diante das aglomerações esperadas durante o Carnaval, a recomendação é aproveitar as festividades com responsabilidade, redobrando os cuidados ao retornar para casa e mantendo a vacinação em dia.
Fonte: sbtnews.com