Cartão Goitacá: Mutirão de Atualização do CadÚnico vai até quinta-feira

diario
Por diario
4 minutos de leitura

O Mutirão de atualização do Cadastro Único para os beneficiários do Cartão Goitacá continua até quinta-feira (27). A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social com o objetivo de atualizar os dados de aproximadamente 2.600 famílias do programa que apresentam inconsistências no CadÚnico. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, alerta que, caso as famílias convocadas não compareçam, o benefício poderá ser suspenso. Veja AQUI a lista completa das famílias convocadas.

“O Cartão Goitacá é nosso programa de transferência de renda, já beneficiando 20 mil famílias. No entanto, cerca de 2.600 precisam atualizar, de maneira obrigatória, suas informações no Cadastro Único, que também serve como base de dados para a concessão de benefícios municipais. Caso as famílias convocadas não compareçam, o benefício será bloqueado e, posteriormente, cancelado”, explicou o secretário.

O atendimento ocorre na Vila Olímpica Lulu Beda, localizada no Jardim Carioca, a partir das 9h. Ao chegarem, os titulares do CadÚnico das famílias beneficiárias recebem uma senha para iniciar o atendimento. A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, reforçou a preocupação do secretário, mencionando que o número de pessoas esperado por dia (600) tem sido inferior ao esperado.

“A ação tem sido realizada com tranquilidade, mas o número de pessoas que comparecem está abaixo do previsto. Estamos recebendo, no máximo, 200 pessoas por dia. Aqueles que não comparecerem terão o Cartão Goitacá bloqueado, pois a atualização é uma das exigências para manter o benefício ativo. Após a atualização, serão avaliadas outras condicionalidades. A ação vai até quinta-feira, e as pessoas convocadas precisam comparecer”, afirmou.

Kamilla também ressaltou a importância de que os beneficiários tragam todos os documentos necessários para o atendimento, incluindo identidade com foto do titular e de todos os membros da família, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Caso não possuam a declaração escolar, uma equipe da Educação estará presente para emitir o documento.

“Não adianta comparecer sem a documentação completa. A declaração escolar pode ser emitida pela Secretaria de Educação, que está no local. Porém, os demais documentos são obrigatórios”, afirmou.

Uma das beneficiárias, Dona Rosenilda Oliveira da Paixão, aproveitou a oportunidade para atualizar os dados e manter o Cartão Goitacá em dia. Ela precisava atualizar a mudança de escola de seu neto. “Foi tudo rápido e bem organizado. Agora está tudo certo. Ficar sem o cartão seria complicado”, disse.

AGENDAMENTO SUSPENSO – Devido ao Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro, não será possível realizar agendamentos para a atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará suspenso devido à transição do sistema do CadÚnico, que passará a ser uma plataforma online conectada a diversas bases de dados do Governo Federal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia