CadÚnico: Primeiro Mutirão de Atualização na Vila Olímpica do Jardim Carioca

diario
Por diario
6 minutos de leitura

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, iniciou na terça-feira (4) o primeiro Mutirão de Atualização do Cadastro Único de 2025. O evento ocorre na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, até quinta-feira (6). A ação é destinada às famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, ambos programas federais, que precisam atualizar ou incluir dados no CadÚnico, como mudanças na composição familiar, renda, moradia, escolaridade das crianças, entre outros.

No primeiro dia do mutirão, um grande número de pessoas compareceu para regularizar seus dados. Famílias de diversas áreas do município saíram satisfeitas com o atendimento. Regiane Sales, mãe de Benjamin, de cinco anos, foi uma das beneficiadas. Ela, que é mãe atípica, teve atendimento prioritário e conseguiu atualizar seu cadastro rapidamente.

“Eu precisava atualizar o CadÚnico desde outubro, mas não consegui agendar por várias razões. Agora, consegui resolver pessoalmente e estou muito feliz com o atendimento, que foi excelente. Como meu filho é autista, ele não consegue ficar em locais lotados por muito tempo, mas fui atendida de maneira rápida. Agradeço a todos pela dedicação”, comentou Regiane, moradora da Codin.

Alessandra Gonçalves, moradora da Pecuária, também esteve no Mutirão para atualizar seu cadastro do BPC. Ela explicou que o programa exige uma atualização a cada dois anos e que aproveitou a oportunidade do mutirão para regularizar sua situação.

“Eu vim para atualizar o BPC, pois é necessário fazer isso a cada dois anos. Fiquei sabendo do mutirão e não podia perder a chance. Agora, estou com tudo resolvido e satisfeita com o atendimento que recebi aqui”, contou Alessandra.

O mutirão oferece 500 vagas diárias, com a expectativa de atender cerca de 1.500 pessoas até quinta-feira.

“A iniciativa do mutirão é uma alternativa adicional para que a população possa atualizar o cadastro. Temos 15 unidades do CRAS, o CREAS, ações itinerantes, o Social + Perto, entre outras opções, mas para aqueles que não conseguem acessar esses serviços, o mutirão é uma boa oportunidade. Estamos oferecendo 1.500 atendimentos nesses três dias, garantindo que o público que depende do BPC e das famílias beneficiárias do Bolsa Família, que estão no prazo de atualização, possam regularizar sua situação”, explicou Kamilla Oliveira, coordenadora do CadÚnico em Campos.

Como o atendimento não exige agendamento, as famílias são atendidas por ordem de chegada, com os portões abertos às 09h. Kamilla destacou ainda que a Prefeitura oferece toda a infraestrutura necessária para o bom andamento da ação.

“O balanço deste primeiro dia é bastante positivo. A ação está ocorrendo de maneira tranquila. As famílias chegam, se organizam por ordem de chegada e são atendidas com o apoio das nossas equipes. Temos uma boa estrutura, com cadeiras disponíveis, para garantir conforto até o fim do atendimento. A Educação também está colaborando, fornecendo a documentação necessária das crianças que estão matriculadas na rede de ensino”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social explicou que, devido à determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a demanda por atualização do Cadastro Único tem aumentado. Além dos agendamentos realizados nos CRAS, os mutirões são essenciais para ajudar as famílias que precisam realizar o procedimento.

“Disponibilizamos mais de 700 vagas semanais nos CRAS, e a demanda tem sido grande desde que o Governo Federal determinou a atualização dos cadastros. Os mutirões são fundamentais para acelerar esse processo, reunindo atendimento em um único local, com uma estrutura confortável. Isso permite que as famílias sejam atendidas rapidamente, evitando o risco de suspensão ou cancelamento do BPC ou Bolsa Família”, explicou o secretário.

Para participar do Mutirão de Atualização do CadÚnico, é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade com foto original e CPF de todos os moradores com mais de 18 anos, comprovante de residência em nome do responsável familiar e declaração escolar para crianças de 4 a 17 anos.

EDUCAÇÃO PARTICIPA DO MUTIRÃO DO CADÚNICO

A coordenação do programa Bolsa Família na Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), também está presente no Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Como parte das exigências para a atualização, é necessário apresentar a declaração escolar, e a equipe está auxiliando os pais e responsáveis com o documento das crianças matriculadas nas redes municipal, estadual e particular, além da Faetec e IFF.

“Essa parceria com a gestão do Cadastro Único é fundamental, pois possibilita um atendimento mais rápido aos beneficiários. Estamos atualizando as informações de frequência escolar, incluindo crianças de 4 anos e aquelas que mudaram de escola. A frequência mínima exigida para o Bolsa Família é de 60% para crianças de 4 a 5 anos e 75% para adolescentes de 6 a 18 anos. Caso a frequência seja inferior, as famílias podem ter seu benefício suspenso ou cancelado”, explicou Silvia Teixeira, coordenadora do Bolsa Família na Educação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia