A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência (de 1º a 8 de fevereiro) visa promover a conscientização e o conhecimento sobre métodos contraceptivos e saúde reprodutiva entre adolescentes. Em Campos, o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece acolhimento e atendimento especializado a gestantes adolescentes, realizando consultas de pré-natal com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira (responsável pelos testes rápidos de sífilis, hepatite B e HIV), psicóloga, assistente social e médica obstetra.
A diretora do CRTCA 2, Viviane Lessa, enfatiza a importância dessa semana para alertar adolescentes e suas famílias, incentivando a busca por orientações e novas alternativas para prevenir uma gestação indesejada. “As consultas de pré-natal são fundamentais para abordar tanto a saúde física quanto emocional das gestantes. E o acompanhamento após o parto, com as consultas de puericultura, é crucial para garantir que mãe e bebê recebam os cuidados necessários”, afirmou a médica, acrescentando que, durante as consultas, também são discutidas estratégias para a prevenção de uma nova gestação.

Viviane destaca a relevância do apoio familiar nesse processo. “As gestantes são acompanhadas até o final da gestação. O serviço também promove encontros com as gestantes, seus parceiros (quando aceitam participar) e familiares para oferecer orientações sobre amamentação e direitos das gestantes. Em agosto, realizamos a Semana Mundial da Amamentação, com rodas de conversa sobre este tema tão importante”, acrescentou.
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
A data, instituída pela Lei nº 13.798/2019, tem o intuito de disseminar informações sobre ações preventivas e educativas que ajudem a reduzir a ocorrência de gravidez na adolescência.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes