Moradores de Santo Eduardo recebem Cartões Recomeçar e começam a planejar a reconstrução de suas casas

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Nesta segunda-feira (13), moradores da Região Norte de Campos receberam os Cartões Recomeçar, uma iniciativa do Governo do Estado que oferece R$ 3 mil, pagos em parcela única, para a reconstrução das residências das pessoas afetadas por desastres naturais. O benefício foi concedido com base em levantamento realizado pela Prefeitura de Campos, utilizando os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Famílias de Santo Eduardo, o distrito mais impactado, além de moradores de Espírito Santinho, São Sebastião, Morro do Coco, Vila Nova, Conselheiro Josino e Santa Maria, que sofreram com as enchentes de março de 2024, retiraram os cartões na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Ricardo Henriques Melo, deficiente físico e morador solitário, recebeu o cartão das mãos do prefeito Wladimir Garotinho. Ele afirmou que o benefício será de grande ajuda.

“Vai ser essencial! Minha casa ficou completamente destruída, a água levou tudo. Perdi todos os meus móveis e uma parte da casa desabou. Agora, quero comprar móveis novos e reconstruir o que for possível”, disse Ricardo.

Andréia Gomes, moradora de Santo Eduardo, relembrou com emoção o momento difícil da enchente, quando sua casa foi totalmente inundada.

“Havia muita água na minha casa, destruiu tudo. Esse valor chegou no momento exato. Moro com minha irmã, e ficamos sem nenhum móvel. Receber este cartão hoje é uma grande vitória. Vamos poder mobiliar a casa novamente”, celebrou Andréia.

Dayana Beraldi vai usar o benefício para reconstruir a cozinha de sua residência, que foi severamente danificada pelas enchentes. “Para mim, está sendo uma bênção. Durante a enchente, minha cozinha foi muito destruída, perdi os armários e minha geladeira ficou inutilizada. Com o Cartão Recomeçar, poderei consertar a cozinha, isso vai me ajudar imensamente”, contou Dayana.

Além da colaboração do governo estadual para a distribuição do Cartão Recomeçar, a Prefeitura de Campos também implementou outras ações para minimizar os impactos da enchente em Santo Eduardo, como a distribuição imediata de água potável, cestas básicas, produtos de limpeza e higiene, além de itens essenciais como colchões e roupas de cama e banho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia