Campos terá quatro pontos de apoio na Caminhada de Santo Amaro

diario
Por diario
4 minutos de leitura

Neste ano, a Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, celebra sua 292ª edição e, como de costume, a Prefeitura dará suporte à tradicional festividade. A Secretaria Municipal de Turismo, por exemplo, estabelecerá quatro postos de apoio para os romeiros que percorrerão os 40 km do Circuito Turístico Caminhos da Fé, que une o turismo e a tradição religiosa por meio do “Caminho de Santo Amaro”.

Os pontos de apoio estarão localizados, a partir das 18h de terça-feira (14), no posto do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) em Mineiros, em Saturnino Braga (ou Baixa Grande) e na chegada ao distrito de Santo Amaro, oferecendo apoio com ambulância, distribuição de frutas e água. A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, informou que, neste ano, haverá também o apoio de parceiros como o Café Três Corações, que fornecerá cafezinhos aos peregrinos na chegada a Santo Amaro.

Patrícia ressaltou que, a cada ano, cresce o número de turistas e romeiros que participam, seja por motivos religiosos, seja para vivenciar e apreciar a tradição e a cultura local, fortalecendo o turismo religioso em Campos. “São 292 anos de história. A cada ano, o número de peregrinos aumenta, recebendo cada vez mais pessoas de fora, porque o Caminho de Santo Amaro é reconhecido nacionalmente pela sua importância para o turismo religioso. Nos 40 quilômetros de percurso, há 22 igrejas, muitas das quais remontam à história do Brasil Colônia. E tudo isso está sendo revitalizado, valorizado e organizado como um roteiro que segue a Lei Caminhos da Fé, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho”, comentou.

A programação religiosa teve início no dia 6, com o novenário no Santuário de Santo Amaro. Até a próxima terça-feira, dia 14, missas serão celebradas às 19h, com a presença de diversos sacerdotes da Diocese de Campos.

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a programação contará com evangeliza shows, com apresentações de Uister Mikael, Padre Max e a Banda Novo Céu, que levarão evangelização e louvor aos devotos. No dia do padroeiro, 15 de janeiro, várias missas serão celebradas desde as primeiras horas da manhã para acolher os fiéis que percorrerão o Caminho de Santo Amaro. As missas terão início no dia 14, com 12 celebrações no total. No dia 14, serão às 21h e 23h, enquanto no dia 15, ocorrerão às 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.

O Dia de Santo Amaro também contará com a tradicional Cavalhada, que representa a luta entre Mouros e Cristãos, sendo um dos destaques da festa do padroeiro da Baixada. A Cavalhada foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e Campos é uma das poucas cidades do país a manter essa tradição desde 1730. A encenação, que divide os participantes entre 12 cavalheiros vestidos de vermelho e 12 de azul, simboliza a disputa por território.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia