Odontologia da FMS conclui 2024 com progressos e projetos de expansão para 2025

diario
Por diario
3 minutos de leitura

A odontologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) finalizou 2024 com um resultado significativo, atingindo a marca de 25 mil atendimentos em emergências odontológicas. A rede, que opera 24 horas por dia, abrange todas as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), o Hospital Geral de Guarus (HGG), a Clínica da Criança e o Hospital São José, oferecendo cuidados de urgência e atendimento especializado, incluindo o serviço exclusivo de odontopediatria na Clínica da Criança.

O coordenador de odontologia da FMS, Rodrigo Muniz, ressaltou a eficácia da rede. “Hoje, conseguimos assegurar que as unidades funcionem com uma quantidade mínima de desassistência. Além disso, priorizamos a qualidade e a resolutividade, investindo na manutenção de equipamentos e na aquisição de novos itens essenciais, como autoclaves”, destacou Muniz.

Atualmente, a rede realiza uma média de 300 a 400 atendimentos mensais por unidade.

Expansão para 2025

Para 2025, está prevista a possível inauguração da Clínica Odontológica Municipal da FMS. O novo espaço contará com quatro consultórios odontológicos voltados para emergências e para o atendimento de pacientes especiais por meio do Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (CAOPE). “Esse é um grande avanço, pois aumentará nossa capacidade de atendimento e incluirá um público que requer atenção especializada”, afirmou o coordenador.

Além disso, projetos estão sendo desenvolvidos para reestruturar toda a rede odontológica, com foco na modernização dos equipamentos e na ampliação dos serviços 24 horas. “Nosso objetivo é tornar a odontologia da FMS ainda mais eficiente, com maior cobertura e excelência no atendimento”, explicou Muniz.

Atuação nos hospitais

Outra importante conquista foi a ampliação da presença dos dentistas nos hospitais. Atualmente, há profissionais em todas as UTIs do Hospital Ferreira Machado (HFM) e do HGG, além de serviços odontológicos na enfermaria pediátrica do HGG. Segundo Muniz, a expectativa é expandir esse serviço para a enfermaria pediátrica do HFM em breve.

Para 2025, além das melhorias na infraestrutura, foi realizada pela primeira vez a licitação para a aquisição de materiais de consumo, anestésicos e instrumentais, garantindo que a rede esteja pronta para um atendimento ainda mais eficiente.

“Continuamos avançando, sempre com o compromisso de oferecer à população um serviço de qualidade, tanto nas emergências quanto nos atendimentos especializados. Nosso foco é seguir evoluindo e expandindo o acesso à odontologia no município”, concluiu Muniz.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia