A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 3/2024, com o objetivo de contratar temporariamente mediadores para atuar na Educação Especial Inclusiva. As inscrições, gratuitas, foram abertas nesta segunda-feira (23) e poderão ser realizadas até 5 de janeiro de 2025, no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Município, https://www.campos.rj.gov.br/app/assets/diario-oficial/link/6797, a carga horária será de 25 horas semanais e os candidatos deverão possuir diploma e/ou certificado de conclusão em Licenciatura em Pedagogia ou outro curso de graduação, combinado com especialização em Psicopedagogia, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O valor do salário será de R$ 1.698,08.

Segundo a coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Raquel Linhares, o processo seletivo será conduzido por meio de Prova de Títulos e Experiência Profissional. Serão oferecidas 150 vagas para suprir a demanda temporária de mediadores nas unidades escolares das nove Regiões Educacionais, além de 100 vagas para cadastro de reserva. O processo seletivo terá validade de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
A análise documental dos candidatos ocorrerá de 6 a 17 de janeiro. O resultado preliminar será publicado no Diário Oficial em 21 de janeiro, enquanto a divulgação do resultado final homologado será no dia 27 de janeiro. A primeira convocação dos candidatos está prevista para o dia 29 de janeiro de 2025.
Raquel explicou que os mediadores terão a função de apoiar os professores do ensino regular no desenvolvimento do planejamento pedagógico, nas atividades pedagógicas e nas avaliações dos alunos.
“Os mediadores prestarão atendimento aos alunos da Educação Especial Inclusiva que não realizam atividades pedagógicas de forma independente, conforme as necessidades específicas de cada estudante, relacionadas à sua funcionalidade e não à sua deficiência. Eles também serão responsáveis por elaborar e cumprir um plano de trabalho de acordo com a proposta pedagógica da escola, zelar pela aprendizagem e pelo desenvolvimento dos alunos, cumprir os dias letivos e as horas-aula previstas, além de participar dos períodos destinados ao planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional, promovendo a inclusão dos alunos nas salas de aula e demais espaços escolares”, explicou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes