Uma exposição sobre a pandemia chega ao Rio no dia 30 de junho, no Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), localizado no Centro do Rio. Chamada de “Vida Reinventada – A Pandemia da Covid-19 e a Transformação do Futuro”, a mostra foi concebida pela Nísia Trindade Lima, primeira mulher a ser presidente da Fiocruz e Ministra da Saúde. A entrada é gratuita.
A proposta da exposição, segundo o Ministério da Cultura, é promover uma reflexão profunda sobre memória, verdade e justiça, considerando-os elementos indispensáveis para a elaboração e superação do trauma coletivo, consequência da pandemia.
— Reinventar a vida implica também transformar o futuro. A exposição busca dar ênfase à dimensão subjetiva e, ao mesmo tempo, entender a dimensão política de todo o processo e a luta por prevenir, preparar e responder de forma coletiva e adequada a futuras emergências em saúde — explica a ex-ministra.
O projeto expográfico e a cenografia são assinados por André Cortez, um dos principais cenógrafos brasileiros, com trajetória consolidada em teatro, ópera e exposições.
— A pandemia nos lançou ainda mais fundo nos corpos digitais, que nos salvaram, mas também nos ameaçaram. A criatividade humana (coletiva) sempre floresceu diante do desafio, seja para ampliar o conforto físico e espiritual, seja para nos salvar. Durante a pandemia, muitas redes humanas foram criadas — diz André Cortez.
A exposição dá destaque para o papel da ciência, da pesquisa e da inovação na superação da crise sanitária, ao mesmo tempo em que valoriza a arte como registro e interpretação da realidade. Assim, transforma dor, luto, resiliência e reinvenção em expressões que promovem o diálogo entre cultura, ciência, história e sociedade.
Entre as ações complementares da exposição, estão previstos um ciclo de seminários em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma mostra de filmes em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) e rodas de leitura realizadas em conjunto com a Fundação Biblioteca Nacional, ampliando o alcance cultural, científico e educativo do projeto.
Serviço:
- Inauguração: 30 de junho
- Cerimônia de abertura às 18h.
- Local: Centro Cultural do Ministério da Saúde, Praça Marechal Âncora (Praça XV)
- Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Fonte: Jornal Extra
