A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está preparando uma vasta programação para a próxima sexta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia da Mulher Negra Campista. O evento “Mulher Negra” será realizado no Calçadão do Centro, próximo ao Pelourinho, das 10h às 18h. Na programação, ações voltadas às mulheres, como corte de cabelo, vacinação, orientação jurídica, encaminhamentos para serviços de saúde, entre outras.
O evento terá o apoio de outros órgãos e pastas municipais, além de instituições parceiras. O Centro de Referência da Mulher, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará no evento com suas equipes para realizar o pré-agendamento de mamografia e serviços de planejamento familiar, como laqueadura, vasectomia e dispositivo intrauterino (DIU). Também serão disponibilizados atendimentos jurídicos pela Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária na área de Direito de Família e Direito Previdenciário. São eles: INSS; divórcio; pensão alimentícia; guarda dos filhos; modificação de registro civil; aposentadoria; interdições; auxílio doença; LOAS; entre outros. As mulheres que estão em situação de violação de direitos terão o apoio e orientação da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, que também marcará presença no evento.

Ao longo do dia, as mulheres que passarem pelo Calçadão do Centro também vão poder contar com outros atendimentos de saúde, como vacinação e aferição de pressão arterial e glicemia. Na área da beleza, corte de cabelo, confecção de tranças, esmaltação e designer de sobrancelha também serão disponibilizados. A programação também terá apresentações culturais de música, dança, teatro, capoeira, entre outras ações. Já o Fórum de Economia Solidária de Campos vai estar presente para comercialização de produtos artesanais.
O dia 25 de julho é marcado como símbolo de reflexão e luta das mulheres negras. No Brasil, a data é uma homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII. De acordo com o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, o evento “Mulher Negra” tem como objetivo promover a cidadania, equidade e reconhecimento do papel histórico das mulheres negras na sociedade brasileira.
“A gente vive numa sociedade composta por mulheres em sua maioria. Entre os negros não é diferente, porque a mulher preta também é maioria. Consideramos um grande avanço a Prefeitura de Campos ofertar esses serviços de garantia de direito, porque não é por ser o dia da Mulher Negra. A municipalidade tem equipamentos de garantia desses direitos como a Subsecretaria de Política para as Mulheres, a de Igualdade Racial e Direitos Humanos, dentre tantas outras que garantem que a mulher negra faça uso das políticas públicas”, destacou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes