Integração do CCO com as investigações policiais tem sido decisiva para elucidar crimes com a identificação e responsabilização dos autores
O subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ), atendido pela 146ª Delegacia de Polícia (DP), registrou uma expressiva redução nos principais indicadores de criminalidade no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), houve queda em todos os crimes monitorados pelo Sistema de Metas.

A redução é atribuída, entre outros fatores, à atuação conjunta da 146ª DP com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, em ações de inteligência e repressão ao crime. Um dos principais recursos utilizados pela polícia em parceria com o município tem sido o sistema de câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).
A integração do CCO com as investigações policiais tem sido decisiva para elucidar crimes — inclusive homicídios — com a identificação e responsabilização dos autores.
Segundo o ISP, o crime de homicídio — o mais grave entre os acompanhados — apresentou queda de 12,5%. Também caíram os índices de roubo de veículos (-11,8%), roubo de rua, que inclui ataques a transeuntes (-4,7%), e roubo de carga, com uma redução ainda mais acentuada de 33,3%.
Vale destacar que, recentemente, a parceria entre a polícia e o município também foi fundamental na “Operação Rastreio”, realizada no dia 1º de julho de 2025. A ação, que contou com equipes da 146ª DP, 134ª DP e da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, teve como objetivo coibir a receptação de telefones celulares roubados.
Na ocasião, foram fiscalizadas diversas lojas de venda e reparo de aparelhos, resultando em prisões, recuperação de celulares furtados e na lavratura de autos de infração e notificações por parte dos fiscais da Prefeitura de Campos.
Fonte: Jornal do Estado