ÍA imunização contra a dengue para crianças de 10 anos começa nesta segunda-feira (09) em Campos. Para essa etapa, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, adotará uma estratégia combinada, utilizando tanto os postos de referência quanto as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) que possuem sala de vacinação. À medida que a vacinação avançar, conforme a adesão do público-alvo e o recebimento de novos lotes da vacina, outros grupos etários serão convocados, até contemplar crianças e adolescentes de até 14 anos.
“Mapeamos todas as crianças dentro da faixa etária inicial para que possamos ofertar a vacina em seu próprio território”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury. Ele acrescenta: “Recebemos um total de apenas 6 mil doses. Isso é suficiente para imunizar uma faixa etária específica, por isso optamos por iniciar a campanha com as crianças de 10 anos”, completa.

A vacina contra a dengue é segura, eficiente e protege contra os quatro sorotipos do vírus, prevenindo as formas graves da doença, hospitalizações e óbitos. Sua eficácia chega a 90% para evitar internações e 80% para reduzir a incidência da doença. Para se vacinar, basta comparecer à unidade mais próxima munido de um documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.
“A vacinação contra a dengue era uma das medidas mais aguardadas para nossa cidade. Em 2024, durante a maior epidemia de dengue da história, infelizmente Campos não foi contemplado com as vacinas. Mesmo que tivéssemos recebido as doses naquele momento, não seria possível conter a epidemia de imediato. Agora, com a chegada das vacinas em 2025, temos a oportunidade de reforçar nossa estratégia de combate a essa arbovirose, aprendendo com as experiências passadas”, enfatiza Kury.
Apesar da vacinação, a Subsecretaria reforça que a principal forma de controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo a prevenção e eliminação de criadouros, já que ele também transmite os vírus da zika, chikungunya e febre amarela urbana.
ATENÇÃO
Pessoas com diagnóstico recente ou positivo para dengue devem aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem estiver apresentando sintomas no momento também não deve se vacinar.
“Caso a pessoa venha a contrair dengue após iniciar o esquema vacinal (que prevê um intervalo de 90 dias entre as doses), será necessário aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a segunda dose”, orienta o assessor técnico de Imunizações da Secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro.
Outra recomendação importante é que a vacina não deve ser aplicada em pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas que estejam em tratamento com terapias imunossupressoras.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal
- Segunda a sexta: 8h às 20h
- Sábados, domingos e feriados: 8h às 17h
Locais de vacinação de segunda a sexta (8h às 16h)
Clínica da Criança
- UBS Baleeira
- UBSF Aldeia
- UBSF Carvão
- UBSF Custodópolis
- UBSF Dores de Macabu
- UBSF Eldorado
- UBSF Félix Miranda
- UBSF IPS
- UBSF Jamil Ábido
- UBSF Lagamar
- UBSF Lagoa de Cima
- UBSF Morro do Coco
- UBSF Parque Imperial
- UBSF Patronato São José
- UBSF Penha
- UBSF Poço Gordo
- UBSF Ponta da Lama
- UBSF Quilombo
- UBSF Rio Branco
- UBSF Santa Cruz
- UBSF Santa Maria
- UBSF Santo Amaro
- UBSF Saturnino Braga
- UBSF Sentinela do Imbé
- UBSF Tócos
- UBSF Turfe Clube
- UBSF Venda Nova
- UBSF Vila Nova
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes