A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), está promovendo a atualização do fluxo de atendimento e suporte aos pacientes diabéticos. A partir de agora, esses moradores passarão a utilizar uma nova caneta de insulina reutilizável. Em vez de descartar a caneta, será necessário apenas substituir o refil, que será disponibilizado nas farmácias, distribuídas em 17 unidades em diferentes regiões do município.
Cristiane Abílio Freitas, responsável pelo Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS, esclareceu que os pacientes receberão a caneta e precisarão assinar um termo de responsabilidade. A validade do dispositivo será de três anos a partir do seu primeiro uso. “Essa iniciativa tem como objetivo promover maior conscientização quanto ao uso da caneta reutilizável, que será disponibilizada a todos que fazem uso de insulina”, destacou Cristiane, acrescentando que nos pontos de distribuição haverá farmacêuticos capacitados para orientar os usuários sobre a utilização e a troca do refil da caneta.

Na última semana, o DAF realizou um encontro com farmacêuticos que atuam na Atenção Primária. A reunião teve como foco o aprimoramento da assistência farmacêutica e a atualização dos profissionais quanto às novas demandas do setor. Durante o evento, foram debatidas estratégias para o atendimento de pacientes diabéticos e a implementação de um sistema informatizado de atendimento. A coordenação do encontro ficou a cargo dos farmacêuticos do DAF.
Confira os polos de distribuição da caneta:
- UBSF Travessão
- UBSF Morro do Coco
- UBSF Santo Eduardo
- UBSF Santa Maria
- UBSF Conselheiro Josino
- Centro de Saúde de Guarus
- Centro de Referência e Tratamento da Criança e Adolescente (CRTCA II)
- UBSF Penha
- UBSF Imperial
- UBSF Farol de São Tomé
- Clube da Terceira Idade
- UBSF Jamil Ábido
- UBSF Ururaí
- Hospital São José
- Clínica da Criança (Antigo PU de Guarus)
- Farmácia Municipal (Secretaria de Saúde)
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes