Em 4 anos, Botafogo vai de derrota na Série B à vitória contra o PSG

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Há quatro anos, no Estádio dos Aflitos, a aflição seria um possível sentimento a tomar conta do torcedor botafoguense. No dia 20 de junho de 2021, o time era derrotado em uma parida na Série B.

A realidade mudou. O Fogão virou SAF, dominou boa parte do Brasileirão em 2023, venceu a competição no ano seguinte e conquistou a inédita Libertadores.

No dia 19 de junho de 2025, o clube venceu o PSG na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, por 1 a 0, e encerrou um jejum de 12 anos em tabu pela ausência de vitórias de clubes brasileiros sobre europeus.

De baixo para cima

Por conta da pandemia da COVID-19, o Brasileirão de 2020 terminou no começo de 2021. Portanto, ao perder para o Sport, por 1 a 0, em fevereiro, o time do Rio foi rebaixado e, no mesmo ano, partiu para a Série B.

Entre as competições, o Botafogo ainda perdeu a final da Taça Rio para o Vasco, com uma derrota por 1 a 0, uma vitória com apenas um gol, mas que foi resolvida nos pênaltis e que resultou na vantagem e título Cruzmaltino.

Pela série B, no dia 20 de junho de 2021, Navarro, Carlos e Guilhermo Paiva marcaram os três gols do Náutico. Felipe Ferreira descontou para o Botafogo. Esta derrota foi uma das 8 na competição daquele ano com o time de Marcelo Chamusca.

A situação, porém, melhorou. E muito. O Botafogo foi campeão da Série B com mais 10 empates e 20 vitórias e voltou, em 2022, para a elite do futebol brasileiro, mesmo ano em que John Textor adquiriu a SAF do clube.

Brasileiro + Liberta

Com investimentos no futebol e contratação de um elenco de peso, o clube teve uma outra estratégia. A ascensão foi sentida em 2023, quando o time do treinador português Luís Castro venceu a Taça Rio e dominou boa parte do Campeonato Brasileiro. Com a saída do treinador, o time perdeu tração e foi superado pelo Palmeiras.

O ano seguinte foi motivo de alegria para o botafoguense. Sob comando de Artur Jorge, o time venceu a Copa Libertadores da América sobre o Atlético-MG e ainda se tornou o Campeão do Brasileirão.

Foi justamente a Glória Eterna da Libertadores que cacifou o time a disputar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa e, assim, bater o PSG por 1 a 0 em vitória histórica.

Fonte: CNN

Compartilhe essa notícia