Ativistas relatam que embarcação com Greta Thunberg e brasileiro foi interceptada por Israel

diario
Por diario
1 minutos de leitura

O barco Madleen, que tem como objetivo transportar auxílio humanitário para a Faixa de Gaza, foi interceptado pelas forças armadas de Israel durante a madrugada desta segunda-feira, 9 (horário local), segundo relatos de ativistas.

A bordo da embarcação, que integra a Flotilha da Liberdade, estavam representantes do movimento, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg, o ator Liam Cunningham (conhecido pela série Game of Thrones), e o brasileiro Thiago Ávila.

Em um grupo no Telegram, a Flotilha da Liberdade informou que os 12 ativistas a bordo foram capturados pelos militares israelenses enquanto navegavam em águas internacionais.

Conforme os relatos, o barco se aproximava da Faixa de Gaza quando foi cercado por lanchas e drones, que lançaram uma substância branca, semelhante a tinta. Além disso, os ativistas tiveram seus meios de comunicação interrompidos.

Logo após, as tropas israelenses teriam realizado a abordagem. Uma imagem divulgada no Telegram mostra todos os ativistas com os braços erguidos em sinal de rendição.

Horas antes do ocorrido, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou publicamente que não permitiria que a embarcação transportando ajuda humanitária alcançasse a Faixa de Gaza.


Fonte: SBT News

Compartilhe essa notícia