O ativista brasileiro Thiago Ávila desembarcou nesta sexta-feira (13) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, depois de ser libertado por Israel. Ele ficou três dias detido.
O ativista estava dentro do barco que saiu da Itália, no dia 1º de junho, em direção à faixa de Gaza com o objetivo de levar ajuda humanitária.

Além de Thiago Ávila, a ativista sueca Greta Thunberg fazia parte dessa missão. Eles foram detidos pela Marinha Israelense na última segunda-feira, a cerca de 185 quilômetros da costa do território palestino.
Outros dois ativistas franceses continuam na prisão em Israel, com a deportação prevista para acontecer nesta sexta-feira.
Em nota, o Itamaraty reforçou ao governo israelense para que permita o acesso imediato e sem restrições de alimentos e itens básicos de subsistência para a região da faixa de Gaza, considerando a crise humanitária pela qual passa a região.
O Ministério das Relações Exteriores também pediu pelo fim dos ataques contra a população de Gaza, reforçando a necessidade de um pleno respeito às resoluções das Nações Unidas.
Fonte: CBN