André Trigueiro e Arthur Soffiati falam sobre Meio Ambiente na 12ª Bienal do Livro

diario
Por diario
3 minutos de leitura

A 12ª Bienal do Livro de Campos recebeu, na noite desse sábado (7), no espaço da Arena Jovem, a mesa “O Meio Ambiente já vive o futuro e está atrasado”, com o jornalista André Trigueiro e o professor Arthur Soffiati, sob a mediação da curadora da Bienal, Suzana Vargas. O prefeito Wladimir Garotinho prestigiou o bate-papo, interagindo com os debatedores. Realizada no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a Bienal termina neste domingo (8), funcionando das 9h às 22h, com entrada franca.

Importante assunto da atualidade, o tema foi debatido por dois respeitados estudiosos do assunto. Doutor em História Social, Soffiati – ambientalista considerado uma referência nacional – analisou a realidade local. Considerado um dos maiores nomes do telejornalismo brasileiro, André Trigueiro analisou o cenário nacional, sempre destacado nas edições do programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews, do qual é apresentador e editor-chefe, há 18 anos.

“Já tivemos diversos desenhos geológicos. O planeta se reconfigura, ele encontra meios de reconstituir a teia da vida. Nós, não. O planeta não depende de nós, mas toa dependemos visceralmente do planeta”, alertou André Trigueiro, no começo do encontro.

Entre os espectadores que interagiram com perguntas, estava o prefeito Wladimir Garotinho, que teve sua presença e disponibilidade para responder aos questionamentos sobre políticas públicas sobre Meio Ambiente, no município, elogiadas por Trigueiro.

“Me senti honrado ao ser mencionado, por ele, como um dos poucos prefeitos que comparecem às sabatinas. Mais do que um reconhecimento, encaro isso como uma obrigação de todo agente público. Temas ambientais precisam, sim, de atenção especial do poder público e, com muito orgulho, posso dizer que nosso município é hoje o segundo maior gerador de energia solar do estado do Rio de Janeiro”, disse Wladimir, pouco depois de prestigiar o bate-papo.

SOBRE O EVENTO – Com o tema “Descobertas e reencontros”, a 12ª Bienal do Livro homenageia o cartunista Ziraldo (1932-2024). A feira tem a realização da Prefeitura de Campos, contando com os patrocínios da Ferroport e da Ecourbis – Vital Engenharia, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento tem a organização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL); da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); e da Secretaria de Turismo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia