Trânsito de veículos com mais de 4 eixos será novamente proibido em Campos

diario
Por diario
5 minutos de leitura

A partir da próxima segunda-feira (2), o tráfego de carretas com mais de quatro eixos dentro da área urbana de Campos voltará a ser suspenso de forma definitiva. A decisão, determinada pelo prefeito Wladimir Garotinho, foi motivada pela paralisação das obras na RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) e pelo descumprimento do compromisso assumido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que havia garantido, por escrito, o recapeamento das vias afetadas.

A restrição tem como objetivo evitar os transtornos causados pela circulação de veículos pesados, como ocorreu no último sábado (24), quando uma carreta apresentou problemas mecânicos na Avenida 28 de Março e causou um grande engarrafamento. O tema foi levado à Câmara de Vereadores, onde foi aprovado um requerimento do vereador Diego Dias pedindo medidas que impeçam em definitivo a circulação dessas carretas na região central.

Nesta segunda-feira (26), a Subsecretaria Municipal de Mobilidade encaminhou um ofício ao DER-RJ notificando oficialmente sobre a retomada da proibição.

— O prefeito determinou o retorno da medida, com início no dia 2 de junho, devido à falta de avanço na obra da Estrada dos Ceramistas. O Governo do Estado havia se comprometido a restaurar as vias urbanas danificadas pelo fluxo de caminhões pesados, mas até o momento nenhuma ação foi tomada. Isso vem causando muitos transtornos à população. Esta semana mesmo, uma carreta quebrou na Avenida 28 de Março e o trânsito ficou completamente travado por quase cinco horas. Por isso, notificamos o DER sobre a decisão adotada — explicou o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Uébe Mansur.

Para garantir a organização do trânsito com essa nova medida, a Guarda Civil Municipal atuará nos principais pontos da cidade. “Nos próximos dias, realizaremos uma operação voltada à segurança no tráfego. Essa ação tem como foco assegurar que os moradores circulem com mais tranquilidade e que as vias sofram menos danos. Esperávamos que o Estado liberasse a Estrada dos Ceramistas para desafogar o tráfego no perímetro urbano. Como isso não aconteceu, precisaremos adotar essa medida para preservar a segurança da população e reduzir os impactos nas vias municipais”, afirmou o comandante da GCM, Wellington Levino. Ele ainda completou: “A Guarda estará atenta para garantir o cumprimento da decisão. Queríamos que a situação tivesse outra solução, pois sabemos que esses profissionais precisam fazer entregas e fretes. Mas, como gestores, devemos priorizar o bem coletivo da cidade.”

Desde o início de 2022, a circulação de caminhões com mais de quatro eixos está proibida nas ruas centrais do município. No entanto, em maio daquele ano, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) publicou uma portaria permitindo, de forma emergencial, o tráfego de veículos pesados na área urbana, já que a Estrada dos Ceramistas, no trecho entre a RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé) e a Estrada do Carvão, foi fechada para obras na ponte sobre o canal de Tocos. A liberação ocorreu cinco meses depois da interdição.

Em novembro de 2023, a via voltou a ser interditada totalmente para continuidade das obras, com previsão de conclusão em oito meses. No entanto, os trabalhos foram interrompidos em janeiro de 2024 para readequação do projeto, sendo retomados apenas em agosto daquele ano. Em novembro de 2024, o DER-RJ comprometeu-se a realizar a recuperação das vias que receberam o tráfego desviado da RJ-238, mas isso não foi cumprido.

Já em março de 2025, a Prefeitura voltou a restringir a circulação de carretas com mais de quatro eixos nas vias do município. Na ocasião, a medida não se aplicava aos veículos que realizavam entregas para comércios locais. Como a obra da RJ-238 ainda não foi finalizada, uma rota alternativa provisória foi criada.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia