Robert Francis Prevost é eleito como novo papa Leão XIV

diario
Por diario
3 minutos de leitura

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido como o novo papa da Igreja Católica.

A nomeação de Prevost, de 69 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a tradicional fumaça branca surgir da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso.

O novo líder da Igreja apareceu na varanda da Basílica de São Pedro logo após ser apresentado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Em seu primeiro pronunciamento ao público, ele começou com uma mensagem de paz:

“A paz esteja com todos vocês. Essa foi a primeira saudação de Cristo ressuscitado. Que essa mesma paz alcance o coração de cada um”, declarou o novo pontífice.

Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos na história da Igreja. Criado cardeal há apenas dois anos, ele assume o comando do Vaticano em um período de queda no número de fiéis e após o marcante pontificado de Francisco, cuja popularidade impõe grandes expectativas a seu sucessor. Ele também será desafiado a decidir se dará continuidade à agenda de reformas iniciada pelo papa anterior.

“Queremos ser uma Igreja sinodal, que caminha junto, que busca a paz, a caridade e que esteja próxima, sobretudo dos que sofrem”, afirmou.

Natural de Chicago, Prevost desenvolveu grande parte de sua missão religiosa no Peru e é visto como um aliado próximo de Francisco — foi este quem o nomeou cardeal. Sua eleição sinaliza que os cardeais optaram por alguém com perfil de continuidade e senso prático.

Durante seu primeiro discurso, ele fez questão de homenagear o papa emérito: “Obrigado, papa Francisco”.

O anúncio tradicional do “habemus papam” ocorreu pouco depois da fumaça branca. Nos conclaves anteriores, em 2005 e 2013, o anúncio foi feito entre uma e duas horas após o sinal visual da eleição.

O Vaticano também informou, pouco depois da fumaça branca, que o novo papa apareceria em breve para saudar os fiéis.

O processo de escolha seguiu o padrão das últimas eleições papais e foi concluído no segundo dia de votação. Inicialmente, havia a expectativa de uma escolha mais demorada, já que desta vez o

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia