Projeto de Psicomotricidade Aquática recebe visita da primeira-dama Tassiana Oliveira

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Na manhã desta terça-feira (6), a primeira-dama Tassiana Oliveira esteve presente no projeto de Psicomotricidade Aquática, uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Campos por meio do programa Esporte é Vida, voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em funcionamento desde agosto de 2024, a ação beneficia 72 crianças de 4 a 8 anos, com o apoio da Universidade Estácio de Sá.

— Esse projeto é fantástico. Trata-se de uma ação extremamente relevante, especialmente porque muitas famílias não têm condições de arcar com aulas particulares. Graças à parceria com a Estácio, os alunos contam com uma piscina estruturada, aquecida e acessível, o que também aproxima a comunidade e favorece o desenvolvimento das crianças. Muitas vezes, as limitações que elas enfrentam em atividades no solo são superadas no ambiente aquático, ampliando suas capacidades — afirmou Tassiana.

Durante a visita, a primeira-dama foi recebida pelo coordenador do Esporte é Vida, Leonardo Mantena; pela coordenadora da Psicomotricidade Aquática, Patrícia Gaudard; e pelo supervisor do programa, Cristiano Nicolau.

Tassiana também compartilhou os relatos emocionantes que ouviu das famílias durante o encontro. “Foi muito gratificante ouvir os depoimentos das mães, contando que seus filhos estão mais comunicativos, realizando atividades que antes não conseguiam. É um trabalho que começou com poucos participantes e hoje atende 72 crianças, o que demonstra a importância e o impacto dessa ação”, destacou.

Entre os depoimentos, o da mãe Patrícia Cordeiro se destacou. Ela é mãe de Raphael Ravi, de 7 anos. “A evolução dele foi enorme, tanto nas atividades aquáticas quanto nas de solo. Antes do projeto, ele tinha um comportamento mais agressivo em casa. Agora, está mais tranquilo e tão feliz com as aulas que nem quer ir embora”, contou emocionada.

As aulas de Psicomotricidade Aquática são realizadas na sala de Hidroterapia da Estácio às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, e às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Além da modalidade aquática, o programa Esporte é Vida também desenvolve a Psicomotricidade Solo em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). As atividades ocorrem no Ginásio Poliesportivo do IFF – Campus Centro, às segundas, terças e quartas, das 14h às 16h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h.

Criado pelo prefeito Wladimir Garotinho quando exercia mandato como deputado federal, o Esporte é Vida atualmente está vinculado à Fundação Municipal de Esportes (FME) e atua em mais de 30 comunidades de Campos, oferecendo diversas práticas esportivas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia