A Prefeitura de Campos continua avançando com a “Operação Caça Fio” no Centro Histórico do município. As equipes da Subsecretaria de Iluminação Pública estão promovendo a remoção de cabos de telecomunicações inutilizados, uma tarefa que deveria ser executada pela concessionária de energia Enel. Iniciada em janeiro, a ação visa eliminar fiações soltas e obsoletas nas ruas, contribuindo para a melhoria visual da cidade e a prevenção de possíveis acidentes com pedestres e veículos.
Nesta semana, as equipes atuaram nas ruas Travessa Carlos Gomes, Carlos Lacerda e na Avenida Alberto Torres, retirando os cabos desativados. “Eliminamos os fios que estão pendurados, pois entendemos que se estão soltos, não estão mais em uso. É um trabalho cuidadoso e técnico”, explicou o subsecretário Márcio Gonçalo.

Segundo Márcio, a obrigação de executar esse serviço é da Enel, mas a concessionária não tem cumprido o que lhe cabe. “A infraestrutura para compartilhamento da rede é responsabilidade da empresa fornecedora de energia. No entanto, vemos que isso não está sendo feito. Vamos continuar cobrando providências da Enel, que também deve fiscalizar as operadoras que utilizam sua estrutura”, ressaltou.
No lançamento da operação, o prefeito Wladimir Garotinho reforçou que a responsabilidade é da Enel, mas que a Prefeitura tomou a iniciativa e continuará pressionando para que a concessionária assuma sua parte.
“Vamos atuar em toda a região central da cidade, notificando a Enel pelas irregularidades e pela omissão na fiscalização da desordem nos postes. Enquanto isso, a Prefeitura vai continuar realizando os serviços de retirada dos fios inutilizados e formalizando as notificações”, afirmou o prefeito na época.
A primeira via atendida foi a Rua Barão do Amazonas. A ação também já passou pelas ruas Boa Morte, Vigário João Carlos, Inácio Moura, João Pessoa, 21 de Abril, Rua dos Andradas, Santa Efigênia, Comendador José Francisco Sanguedo, além das avenidas Sete de Setembro e Alberto Torres, incluindo trechos das ruas Gesteira Passos e Gil de Góis.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes