Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, a Polícia Federal realizou uma operação para apurar possíveis práticas de corrupção eleitoral nas cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, localizadas na Região dos Lagos. As investigações envolvem vereadores eleitos no pleito municipal de 2024.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências de investigados e nas sedes das Câmaras Municipais dos dois municípios. As determinações judiciais foram autorizadas pela Justiça Eleitoral.

Em Cabo Frio, as investigações começaram ainda no primeiro turno das eleições de 2024, quando apoiadores de um candidato a vereador foram presos sob a suspeita de compra de votos. Com eles, a polícia encontrou santinhos e quantias em dinheiro vivo, principalmente notas de R$ 100.
As investigações da PF identificaram trocas de mensagens entre os suspeitos que indicam a utilização indevida da máquina pública como moeda de troca por votos. De acordo com os agentes, um profissional de enfermagem de um hospital municipal teria usado seu cargo para marcar consultas médicas em benefício de um candidato, que acabou sendo eleito.
Em São Pedro da Aldeia, outro caso chamou atenção no primeiro turno: um eleitor foi levado à delegacia da PF após ser pego filmando seu voto na urna eletrônica. Conforme as apurações, a gravação teria sido solicitada por um cabo eleitoral de um vereador eleito, como forma de comprovar o voto e receber o valor de R$ 100, previamente combinado.
As mensagens obtidas pelos investigadores detalham como o pagamento seria efetuado: no comitê de campanha do candidato, situado no bairro Mossoró.
Os suspeitos poderão responder por corrupção eleitoral, entre outros crimes que forem confirmados no decorrer da investigação. A Polícia Federal continua apurando a possível participação de outros servidores públicos e figuras políticas no esquema.
Fonte: Diário do Rio