O novo ônibus 100% elétrico começou a circular em fase experimental nesta terça-feira (6), sem cobrança de passagens, e já conquistou a aprovação dos campistas. A modernidade, o conforto e a acessibilidade foram os pontos mais destacados por quem teve a oportunidade de utilizar o veículo.
“Parece até que estou em um país de primeiro mundo. O coletivo é muito confortável, climatizado e transmite segurança. Tenho um filho com deficiência e também tenho dificuldade para subir escadas, então fiquei encantada ao ver a rampa de acessibilidade e a grade de segurança. Além de toda essa tecnologia, ainda temos mais segurança. Espero que a população valorize e cuide bem. Parabéns a todos que contribuíram para isso”, afirmou Márcia Regina Sarney, empolgada com a novidade.

Morador do Novo Jockey, Lucian Soares levou sua avó, Edna dos Santos, para conhecer o novo transporte.
“Já tive a chance de andar em um ônibus como esse em Madri, na Espanha, e nunca imaginei que poderia viver isso aqui na minha cidade. Isso vai além da modernidade; é um grande passo rumo à sustentabilidade. Ter um veículo desses em Campos é um avanço enorme. E ainda tem entrada USB”, relatou.
Dona Edna relembrou como eram os ônibus em sua juventude. “Antes não tinha esse conforto. Os veículos eram muito barulhentos e soltavam muita fumaça. Meu neto me falou sobre os ônibus elétricos quando viajou para fora, e hoje tive o prazer de conhecer um. Espero que dê certo e que mais veículos como esse cheguem logo por aqui”, desejou.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) elaborou um cronograma com as rotas, linhas e horários que o ônibus elétrico irá cumprir até sexta-feira (09). Novos itinerários serão divulgados semanalmente pelo órgão.
O veículo, cedido pela empresa TEVX Higer, de São Paulo, está na cidade em regime de comodato por pelo menos 30 dias. Nesse período, serão avaliadas questões como tempo de carregamento, desempenho da bateria, autonomia, funcionalidade dos sistemas e eficiência dos equipamentos.
O ônibus possui piso rebaixado e tecnologia de “ajoelhamento” da suspensão, facilitando o embarque e desembarque, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida. Conta ainda com rampa de acesso na porta, corredores espaçosos, autonomia média de 270 km — que pode variar conforme o uso —, ar-condicionado ecológico, entradas USB, Wi-Fi e painéis eletrônicos com informações em tempo real.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes