Novo Hemocentro de Campos recebe inspeção técnica do Ministério da Saúde

diario
Por diario
5 minutos de leitura

As intervenções para a construção do novo Hemocentro Regional de Campos (HRC) seguem em ritmo acelerado e já entraram na fase final. Na manhã desta terça-feira (20), representantes do Ministério da Saúde, da Caixa Econômica Federal, da Prefeitura de Campos e os engenheiros responsáveis pela obra realizaram uma visita técnica à unidade. A iniciativa teve como propósito acompanhar de perto o progresso da construção, alinhar os próximos passos e tratar dos últimos ajustes para garantir a entrega o quanto antes. A obra reforça o compromisso da administração do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes em oferecer serviços de saúde cada vez mais qualificados à população.

O novo espaço tem potencial para transformar os serviços de hemoterapia nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. A estrutura está sendo projetada para ampliar a capacidade de coleta de sangue, além de proporcionar um atendimento mais moderno, eficiente e humanizado. A expectativa é de que a produção mensal de bolsas de sangue passe de 800 para 1.600 unidades, dobrando o volume disponível para abastecer hospitais e unidades de saúde em mais de 15 municípios.

A futura sede contará com ambientes exclusivos para doação, triagem clínica, coleta, análises laboratoriais, armazenamento refrigerado, além de áreas destinadas a procedimentos especializados, setor administrativo e estacionamento. Um dos diferenciais será o atendimento específico para pacientes com doenças hematológicas, que terão salas próprias e acompanhamento qualificado.

A diretora do Hemocentro, Sandra Chalub, ressaltou a importância do esforço conjunto para o avanço da obra. “Essa visita representa o resultado de um trabalho integrado. Estamos contando com o empenho da Secretaria de Saúde, da FMS, dos engenheiros, da Caixa e de todos os profissionais envolvidos. É um processo produtivo e o comprometimento de todos é evidente. Queremos entregar uma unidade à altura do que a população merece”, destacou Sandra.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, que também acompanhou a inspeção, frisou o papel estratégico da unidade e a boa avaliação recebida pelos técnicos do Ministério da Saúde. “Recebemos a equipe do Ministério, que veio acompanhar o desenvolvimento da obra. Eles ficaram muito satisfeitos com o cumprimento do cronograma físico e financeiro. A obra segue dentro dos parâmetros previstos, com ajustes normais ao longo do processo. É uma grande conquista para a região, pensada para oferecer atendimento digno e de qualidade. Estamos avançando com firmeza”, afirmou Hirano.

Referência Regional

Durante a visita, Paulo Hirano também citou outras frentes de trabalho em andamento na área da saúde no município, como a modernização do Hospital Ferreira Machado, a reestruturação do Hospital Geral de Guarus e a futura inauguração da Clínica do Adulto, na Rua Saldanha Marinho. “Estamos vivendo um período de fortes investimentos em saúde pública. A construção do Hemocentro é mais uma grande vitória que ficará marcada na história da cidade”, acrescentou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, relembrou o início do projeto. “Essa obra foi muito aguardada. A pedra fundamental foi lançada em 2016 e agora está se concretizando. Mais que um centro de coleta, será um polo regional que também abrigará pesquisa e formação técnica, ampliando o alcance dos serviços prestados”, destacou.

Os representantes do Ministério da Saúde percorreram todas as dependências da unidade e avaliaram a evolução da construção. O arquiteto e urbanista Humberto Xavier, responsável pela infraestrutura da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério, explicou que a visita técnica faz parte das exigências legais, mas também serve como oportunidade de avaliação direta do andamento dos trabalhos.

“Essa é uma vistoria prevista nas normas para empreendimentos desse porte. Notamos um avanço significativo desde a última visita. A integração entre o município, a Caixa e o Ministério tem sido muito positiva. A obra está em bom ritmo, e já estamos promovendo melhorias, como a instalação de painéis solares, que vão reduzir os custos com energia elétrica”, afirmou Humberto.

Ele também elogiou o empenho das equipes envolvidas. “A construção está com excelente padrão de qualidade. Com o cronograma bem definido, acreditamos que no próximo ano o serviço estará pronto para atender a população. Esse é o nosso maior objetivo”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes


Compartilhe essa notícia