A programação oficial da 12ª edição da Bienal do Livro de Campos foi apresentada à imprensa na manhã desta quarta-feira (21), durante evento no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. A edição deste ano presta homenagem ao cartunista Ziraldo (1932-2024) e acontecerá entre os dias 30 de maio e 8 de junho, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Campos, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Ferroport e da Ecourbis.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, responsável por apresentar a programação e representar o prefeito Wladimir Garotinho, destacou: “Sob o tema ‘Descobertas e Reencontros’, vamos valorizar o encantamento da leitura, com autores convidados, concursos e talentos locais. As atividades acontecerão na Arena Jovem/Arena de Ideias, no Café Literário e na ‘Arena Maluquinha’, nosso espaço dedicado ao público infantil.”

A curadora Suzana Vargas participou da apresentação por videochamada. “É uma honra produzir um evento que homenageia o inesquecível Ziraldo, que criou a identidade visual da primeira edição da Bienal de Campos e esteve presente nas edições de 2010 e 2012. Serão dias marcantes, cheios de encontros inspiradores”, afirmou.
Convidados —
A Bienal contará com a participação de grandes nomes da literatura, jornalismo e artes, como Roseana Murray, Conceição Evaristo, Ruy Castro, Viviane Mosé, Fabrício Carpinejar, André Trigueiro, Eduardo Spohr, Juca Kfouri, Gregório Duvivier, Mary Del Priore, MV Bill, Elisa Lucinda, Denise Godinho, Marcelo Janot, Thalita Rebouças e Braulio Tavares.
A mesa do lançamento reuniu autoridades como o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida; o secretário de Governo, Ruy Crispim; a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz; a subsecretária de Educação, Rita Abreu; o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior; e o vice-presidente da FCJOL, Fernando Machado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes