“Ser integrante da Guarda Civil Municipal é um motivo de grande satisfação. Temos observado avanços significativos: mais capacitações, melhores condições de trabalho, equipamentos modernos e o fortalecimento do reconhecimento à nossa função. Esses fatores impactam diretamente a nossa rotina. Hoje, me sinto mais preparada para zelar pela minha cidade. Sigo firme no propósito de servir com empenho”. Assim resume seus sentimentos Penha Sterquim, guarda municipal há 23 anos na Prefeitura de Campos. Como ela, milhares de servidores concursados realizaram o sonho de ingressar no serviço público e seguem desempenhando suas funções com orgulho e senso de responsabilidade.
O comandante da corporação, Wellington Levino, servidor há 26 anos, enfatiza a relevância da celebração do Dia do Trabalhador.

“Comemoramos esta data com entusiasmo, diante da dedicação diária para conquistar melhorias. Ao longo dessas quase três décadas de atuação, acompanhei diversas transformações. Entre elas, avanços importantes nas condições de trabalho, que refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”, reforça.
Levino recorda a trajetória desde que ingressou na administração municipal em 1999. “Ao longo dos anos, a Guarda Civil Municipal conquistou marcos importantes. Um deles foi a regulamentação do nosso Estatuto, que consolidou nossa identidade institucional, reforçando o papel essencial da Guarda e valorizando seus servidores”, destaca.
Entre as conquistas recentes, o comandante cita o descongelamento das progressões funcionais, a entrega de novos uniformes, equipamentos modernos — inclusive para o setor de fisioterapia — e a renovação da frota, além da aquisição de rádios comunicadores. Parcerias, como a firmada com o Pronasci, garantiram ainda cursos com direito à Bolsa Formação.
“Firmamos acordos com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, trazendo para o município seis viaturas para mobilidade urbana, além de motocicletas e 50 câmeras corporais voltadas à Ronda Escolar. Também aderimos ao programa Habite Seguro, que viabiliza a aquisição da casa própria para nossos agentes. Em breve, também receberemos três novos veículos SUVs e seis motos modernas, adquiridos com recursos do Tesouro Municipal, para reforçar o patrulhamento”, acrescenta.
Além de honrar o pagamento em dia dos seus servidores, a Prefeitura de Campos movimenta a economia local ao injetar mensalmente mais de R$ 100 milhões na folha de pagamento. Através de contratações por licitação e ações de capacitação promovidas por diversas secretarias, contribui ativamente para a geração e manutenção de empregos formais. O Espaço da Oportunidade, por exemplo, oferece semanalmente centenas de vagas de trabalho, além de ações que capacitam a mão de obra local.
Neste 1º de Maio, a Prefeitura ressalta a importância dos servidores e colaboradores que mantêm o funcionamento da administração pública e garantem atendimento de qualidade à população.
“Quando frequentamos uma escola, unidade de saúde ou qualquer outro equipamento público, são os servidores que estão lá, na linha de frente. Desde profissionais da limpeza urbana até atendentes em creches e centros de referência, todos desempenham funções essenciais. Campos, sendo o maior município em extensão territorial do interior do estado, conta com presença constante de servidores em todas as regiões, do centro às localidades mais distantes”, afirma o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida.
Nos últimos anos, a Prefeitura realizou três concursos públicos, contemplando nove áreas distintas. Além de renovar o quadro efetivo, os concursos possibilitaram a realização do sonho da estabilidade no serviço público, promovendo a eficiência e a transparência na gestão municipal.
Segundo o economista Ranulfo Vidigal, diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “a folha de pagamento da Prefeitura é um dos principais motores da economia local, especialmente em datas como o Dia das Mães, que aquecem o comércio. Setores como serviços, construção civil e agropecuária seguem liderando na geração de empregos, conforme dados recentes”.
Ranulfo também valoriza o papel da força de trabalho campista. “Atualmente, cerca de 150 mil chefes de família contribuem diretamente para a geração de riqueza no município. Estamos falando de uma massa salarial que ultrapassa R$ 500 milhões mensais. Campos é uma cidade de porte médio, mas com uma das maiores economias do interior do estado”, finaliza.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes